Mundo

Homem escapa de elefante, mas cai em rio e é atacado por crocodilo

O caso aconteceu em um rio na vila de Mlibizi, no Zimbábue

Por UOL 06/10/2022 09h09
Homem escapa de elefante, mas cai em rio e é atacado por crocodilo
Homem estava a caminho de pescaria em rio quando encontrou elefante, sendo surpreendido por crocodilo ao tentar fugir pela água - Foto: Reprodução/Youtube

Um homem perdeu partes das pernas e de um dos braços ao ser atacado por um crocodilo em um rio na vila de Mlibizi, no Zimbábue. Winders Sianene, 34, decidiu pular na água para fugir de um elefante que o perseguia, mas acabou sendo surpreendido pelo répti.

Segundo o jornal local Sunday News o elefante avançou diretamente na direção da vítima, deixando-a encurralada. Já na água, Winders tentou nadar até a outra ponta do rio, quando sentiu uma "dor aguda" na perna.

Ele disse que olhou para trás e viu o crocodilo, que ainda conseguiu morder sua mão e um de seus braços. Em depoimento às mídias do país africano, Winders afirmou que conseguiu escapar ao forçar sua mão contra a garganta do animal, para engasgá-lo.

Depois que o animal parou de atacá-lo ativamente, ele começou a gritar pedindo por ajuda, sendo ouvido por alguns moradores da região, que conseguiram espantar o jacaré colocando um pedaço de madeira na boca do bicho.

Fanikiso Mkombwe, irmão de Winders, detalhou ao Sunday News que o rapaz estava a caminho de um dia de pescaria no rio quando foi atacado. Ele não corre mais risco de morte, mas teve um braço e as pernas amputadas, em pontos diferentes.

"Eu montei no crocodilo e segurei com força sua cabeça, colocando a minha mão dentro da boca dele", contou a própria vítima ao site. "Eu sabia que tinha que viver a qualquer custo e que crocodilos têm uma língua pequena, então eles não querem nada tocando nela, já que dói".

Winders ainda detalhou que sentiu uma "dor forte" logo depois do ataque, mas que estava "concentrado em se manter vivo" enquanto esperava por ajuda. 

"Eu agora acredito que Deus trabalha de jeitos misteriosos, porque pessoas raramente sobrevivem quando encontrar esses dois animais", destacou ele, ao lembrar que conseguiu fugir do elefante minutos antes de ser mordido pelo réptil.

A porta-voz do Gerenciamento da Vida Selvagem do Zimbábue Zimbabwe, Tinashe Farawo, afirmou que o caso de Winders foi um "incidente infeliz". 

"Nós recomendamos que as pessoas permaneçam longe de cursos d'água e sejam cautelosos com eles. Os cidadãos não devem pescar nessas regiões já que elas podem estar infestadas de crocodilo", diz o comunicado à imprensa local.

Ao saber do caso de Winders, o poeta zimbabuense Obert Dube doou uma cadeira de rodas para o homem, que ainda se recupera das amputações.