Mundo

Sem cortar unhas há 25 anos, mulher não consegue mais se vestir sozinha

Todas as unhas de Diana ultrapassam 1 metro e, se fossem postas em uma linha reta, todas as unhas juntas mediriam 13,06 m

Por UOL 10/10/2022 08h08
Sem cortar unhas há 25 anos, mulher não consegue mais se vestir sozinha
Pintar as unhas de Diana Armstrong leva cinco horas, vinte frascos e ajuda dos netos - Foto: Divulgação/Guinness World Records

Diana Armstrong, de Minnesota (EUA), parou de cortar as unhas em 1997 e entrou para o Guinness - o livro dos recordes - como a mulher com as unhas mais longas do mundo em um par de mãos, e das unhas mais longas em um par de mãos de todos os tempos (feminino). O motivo é o trauma causado pela morte prematura de sua filha, Latisha, aos 16 anos, por uma crise de asma durante o sono.

Todas as unhas de Diana ultrapassam 1 metro e, se fossem postas em uma linha reta, todas as unhas juntas mediriam 13,06 m - maiores que um ônibus escolar. Com unhas tão grandes nas duas mãos, a mulher já não consegue se vestir sem ajuda e deixou de dirigir. Diana também não vai mais a salões de beleza, pois nenhuma manicure aceita fazer suas unhas - que são pintadas por parentes.

A filha de Diana costumava fazer as unhas da mãe e, pouco antes da tragédia que tirou sua vida, havia dedicado algum tempo para pintá-las. "Ela era a única que fazia minhas unhas e tinha feito na noite anterior. Ficamos acordadas a noite toda, então simplesmente não consegui cortar minhas unhas depois disso".

Ninguém, nem mesmo a família de Diana, sabia da razão pela qual ela não cortava suas unhas. Quando questionada pelos filhos, ela respondia "cuidem das suas vidas". Contudo, ao revelar a razão, foi acolhida com carinho e compreensão.