Eleições 2022

TRE/AL defere pedido de tropas federais para Junqueiro, Teotonio, São Sebastião e Feira Grande

Tribunal entende que nessas cidades há sério risco de interferência no exercício do voto

Por 7Segundos com TRE 26/10/2022 13h01 - Atualizado em 26/10/2022 13h01
TRE/AL defere pedido de tropas federais para Junqueiro, Teotonio, São Sebastião e Feira Grande
Junqueiro é um dos municípios que teve o pedido de tropas federais aprovados pelo TRE - Foto: Ilustração

Em sessão virtual realizada na manhã desta quarta-feira (26), o Pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) deferiu parcialmente o pedido formulado pela coligação “Alagoas Merece Mais” e requisitou o envio de tropas federais para os municípios de Teotônio Vilela, Junqueiro, São Sebastião e Feira Grande, a fim de reforçar o 2º turno destas eleições.

De acordo com o presidente do TRE/AL e relator do processo, desembargador Otávio Leão Praxedes, o Poder Executivo estadual, responsável pelo comando das unidades de segurança pública, afirmou que as forças de segurança possuem plenas condições de assegurar o transcurso normal das eleições.

“Após serem provocados por esta Presidência, várias Zonas Eleitorais se manifestaram pela desnecessidade de reforço com a requisição de forças federais para o segundo turno que se avizinha, à exceção de dois juízos eleitorais, que abrangem os municípios de Junqueiro, Teotônio Vilela, São Sebastião e Feira Grande”, explicou o desembargador em seu voto. Os municípios pertencem às 34ª e 49ª Zonas Eleitorais.

Ainda sobre os municípios, o presidente do TRE destacou que “nessas localidades, o entendimento é de que há sério risco de interferência no livre exercício do voto das eleitoras e dos eleitores, e de instabilidade no processo de votação e apuração dos resultados, o que certamente resultará em prejuízo irreparável ao processo político democrático”.

No primeiro turno, a 8ª Zona Eleitoral recebeu reforço das tropas federais nos municípios de Satuba e Pilar, mas o magistrado responsável se manifestou pela desnecessidade, no segundo turno, de reforço na segurança.
Agora, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidir acerca do envio das tropas federais para Alagoas.