[Vídeo] Arapiraca, da frondosa árvore com sombra boa ao município destaque de AL
Município se transformou na segunda maior cidade do Estado e se volta para o futuro sem esquecer do seu passado
Há 98 anos chegava ao fim a história de uma luta travada pela independência de um município que se destacava em virtude de sua prosperidade. Foi uma saga, podemos assim dizer, protagonizada pelo Major Esperidião Rodrigues da Silva, que a partir de 1918, assumiu o comando da campanha pela emancipação política do então distrito de Arapiraca.
Confira, abaixo, um pouco do passado, do presente e do que se espera do futuro de Arapiraca, que neste domingo, 30 de outubro, tem o aniversário de emancipação ofuscado pelo segundo turno das eleições. Durante toda a semana, o 7Segundos publicou uma série de reportagens especiais falando sobre a fumicultura e a feira livre, que tiveram grande importância para o desenvolvimento da economia, que atualmente tem como carro-chefe os setores de serviços e de comércio de varejo e atacado, e ainda sobre a homenagem de estudantes de uma escola municipal que fizeram um jogo de plataforma usando o fundador e os cenários da cidade.
Foram anos de sacrifícios para o major Esperidião Rodrigues, dezenas de viagens a cavalo de Arapiraca até Maceió, passando por Limoeiro de Anadia, território ao qual pertencia Arapiraca. Convém lembrar, nessa época, que as lideranças políticas de Limoeiro de Anadia chegaram a concentrar esforços na tentativa de obstruir o trabalho e a tramitação do processo de emancipação do então Distrito de Arapiraca.
“Lá vem o homem dos olhos azuis outra vez”, diziam as pessoas que trabalhavam nos mais diferentes órgãos e repartições públicas da época, tais como secretarias de Estado, a Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o Palácio do Governo e outros órgãos, se referindo à presença constante do Major Esperidião Rodrigues para conseguir a aprovação do Projeto de Lei da Emancipação Política de Arapiraca, reivindicada pela população, aprovada pelos deputados estaduais e sancionada pelo governador Dr. José Fernandes Lima.

Major Esperidião Rodrigues em quadro pintado pelo artista plástico Dija. Foto: Ascom/Arapiraca
Em 01 de janeiro de 1925, Esperidião Rodrigues tomou posse como prefeito eleito da recém-criada Vila Arapiraca. Antes disso, porém, em meados do século XIX, Manoel André, considerado o fundador de Arapiraca, chega ao agreste de Alagoas vindo da região de Cacimbinhas, no sertão alagoano, para tomar posse de umas terras numa região próxima onde hoje é o Centro da cidade.
Ao chegar de viagem, Manoel André descansa à sombra de uma árvore “Arapiraca”, toma posse das suas terras e começa a desenvolver o lugarejo. O comércio ao redor começa a prosperar, as feiras livres começam a surgir e aos poucos, Arapiraca começa a se desenvolver e a prosperar, chegando ao patamar de segunda maior cidade de Alagoas.
O atual gestor do município, prefeito Luciano Barbosa, falou ao Portal7Segundos sobre a evolução econômica do município e destacou as intervenções feitas em Arapiraca e como ele planeja e enxerga o município no futuro:
Últimas notícias
Fantasma RUN agita Maceió com shows gratuitos, corrida e muito rock à beira-mar neste sábado
Renan Filho é recebido por 10 mil pessoas em União dos Palmares
Jovem é expulso após ser flagrado se masturbando dentro de academia de Arapiraca
Prefeitos do Litoral Norte de Alagoas assinam TAC para fortalecer combate ao feminicídio e proteção às mulheres
Rafael Brito defende aulas obrigatórias de prevenção à violência nas escolas
Investimentos transformam Maceió com obras em saúde, educação e mobilidade urbana
Vídeos e noticias mais lidas
Publicado edital para o concurso do Detran; veja cargos e salários
Jovem morre após complicações de dengue hemorrágica em Arapiraca
Estudantes se formam na Uninassau Arapiraca e descobrem que curso não é reconhecido
Com avanço das obras, novo binário de Arapiraca já recebe sinalização e mobiliários urbanos
