Câmara aprova requerimento de Thiago ML solicitando informações sobre as finanças da Previdência Municipal
Presidente do Legislativo já acionou ministério em busca de informações sobre o fundo previdenciário
A Câmara de Vereadores aprovou, na sessão ordinária de terça (01) foi aprovado o requerimento de autoria do presidente da Câmara de Arapiraca, Thiago ML (PROS), solicitando à Prefeitura de Arapiraca, mais uma vez, informações sobre a saúde financeira da Previdência Municipal.
De acordo com o parlamentar, a Câmara de Arapiraca busca há anos saber a realidade em que se encontra o Instituto Municipal de Previdência (Imprev). Segundo o vereador, as informações são de fundamental importância para conhecer a realidade e, assim, garantir a saúde financeira do instituto.
“Há muito estamos em busca desses dados. Não sabemos o porquê de o prefeito se negar a tratar essas informações de forma objetiva e transparente. Há algo a esconder? Pelo sigilo imposto, parece que sim. Esperemos que esse pedido de informações seja respondido pela prefeitura”, expôs Thiago.
Thiago ML já acionou, inclusive, a Secretaria de Previdência, do Ministério do Trabalho e Previdência, órgão federal que avalia o equilíbrio financeiro e atuarial dos Municípios, em busca de descobrir a real situação dos fundos previdenciários. Apesar disso, as respostas não foram enviadas pela gestão municipal aos vereadores.
Entenda a preocupação
Em 2019, foi aprovada a Lei Municipal nº 3.406, que tratou sobre a separação dos recursos do fundo, sendo criados os Fundos Financeiro e Previdenciário, com o objetivo de sanear as contas e garantia a aposentadoria dos contribuintes. A mencionada lei, contudo, teria caráter temporário, devendo o Município cessar a medida, caso a Secretaria de Previdência desaprovasse o dispositivo aprovado.
Ocorre que, embora os estudos técnicos tenham sido parcialmente enviados à Secretaria de Previdência em julho de 2020, não foi possível que aquele órgão emitisse um parecer conclusivo em decorrência da falta de documentos essenciais para que a análise fosse concluída.
Ao notar a ausência de documentos, órgão federal notificou o Município para que fossem enviados, tendo o Município ignorado a situação, perdurando até o presente momento. “Há três anos esse quadro se arrasta e não sabemos o que, de fato, está acontecendo. Ao parlamento nunca chegou os estudos necessários de 2021, que deveriam ter sido enviados em abril do ano passado. Estamos no fim de 2022 e nada. O cenário sombrio, de fato, nos preocupa muito”, alertou o vereador.
Últimas notícias
Fernanda Cavalcanti leva entrega de peixe aos moradores do Passo de Camaragibe
Carro cai em cratera aberta após chuvas no bairro da Ponta Verde, em Maceió
Polícia cumpre mandados e apreende celulares em cidades de AL e PE
Ifal Maragogi abre seleção para contratar estagiários de Pedagogia
Semana Santa: Nutricionista orienta sobre consumo consciente de peixes e chocolates
Motoqueiro colide contra poste e fica ferido no Passo de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
