Saúde

Secretaria de Saúde intensifica ações de combater ao mosquito Aedes Aegypti em Penedo

O trabalho é feito pela equipe de endemias da Vigilância em Saúde da SEMS, aplicando inseticida específico em pontos estratégicos da cidade, como borracharias, oficinas mecânicas e cemitérios

Por 7Segundos 11/11/2022 09h09
Secretaria de Saúde intensifica ações de combater ao mosquito Aedes Aegypti em Penedo
Prefeitura de Penedo realiza ações de prevenção a doenças como dengue, zika e chikungunya - Foto: Gabriela Flores / Assessoria PMP

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMS) de Penedo combate, de forma contínua, a proliferação do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Além de orientar a população, outras ações são realizadas, como eliminar focos de larvas do Aedes Aegypti.

O trabalho é feito pela equipe de endemias da Vigilância em Saúde da SEMS, aplicando inseticida específico em pontos estratégicos da cidade, como borracharias, oficinas mecânicas e cemitérios.

“Esses pontos são locais têm rotatividade ou um grande acúmulo de criadouros de mosquito e nós usamos um inseticida que mantêm esses ambientes protegidos por 60 dias e só depois desse período voltamos para reaplicar o produto”, explica Luciano da Silva Santos, supervisor de endemias da Secretaria de Saúde de Penedo.

Luciano ressalta que o produto não representa risco para a saúde das pessoas que frequentam os lugares onde o inseticida é borrifado.


“As pessoas podem ficar tranquilas, esse inseticida não representa risco a saúde nem das pessoas e nem dos animais domésticos. Apenas para o aplicador, que têm contato constante com o produto, mas os EPIs que ele usa garantem a proteção necessária durante as aplicações”, acrescenta o supervisor de endemias da SEMS.

O trabalho constante dos Agentes de Combate às Endemias no município, de casa em casa, orientando a população sobre a importância de eliminar a água parada no ambiente doméstico, é fundamental para controlar dengue, zika e chikungunya em Penedo.

De acordo com o mais recente boletim da Secretaria de Saúde de Penedo, a semana epidemiológica 44, que compreende o período entre os dias 30 de outubro a 05 de novembro, registraram ao todo nove focos do mosquito Aedes Aegypti.