Marinha do Brasil realiza palestra para reforçar a segurança do trânsito aquático durante a FPI do São Francisco
Capitão tenente Carlos Otávio destacou que o acidente em Capitólio, Minas Gerais, acendeu o alerta para uma navegação segura
A segurança da tripulação e passageiros de embarcações que navegam pelo Rio São Francisco foi o tema da palestra realizada pela Marinha do Brasil, no Centro de Convenções Miguel Arcanjo de Medeiros, no Centro Histórico de Piranhas, Sertão de Alagoas.
A iniciativa é da Equipe Aquática, coordenada pela Marinha do Brasil e pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). Dezenas de condutores de embarcações e pescadores das cidades de Piranhas e das cidades vizinhas banhadas pelo Rio São Francisco participaram do evento.
A palestra foi realizada na noite dessa quarta-feira (23) e contou com a presença do promotor de Justiça do Ministério Público do Estado (MPE), Alberto Fonseca, o tenente-coronel do BPA, Francelino Tenório e o secretário de Cultura e Turismo da cidade, Eduardo Clemente.
"Essa é mais uma oportunidade de interação positiva da FPI do São Francisco com a comunidade marítima da região. E a Marinha do Brasil, como autoridade que atua por meio das suas capitanias, delegacias e agências de distribuição por todo país, estamos reforçando as orientações para que os condutores de embarcações estejam sempre atentos para a segurança da tripulação e dos passageiros", explica o capitão tenente da Marinha e Agente Fluvial de Penedo, Carlos Otávio Correia.
Ele reforça que todas as ações da Marinha são focadas na segurança do tráfego aquaviário, salvaguarda da vida humana no mar ou rio e a prevenção da poluição hídrica por parte de embarcações. O capitão tenente lembrou do episódio de Capitólio, em Minas Gerais, quando um paredão de um cânion desabou, atingindo embarcações e deixando mortos.
"Isso acendeu um alerta nas pessoas e nas autoridades. Precisamos mostrar para os nossos turistas que nossos cânions são seguros e que nossos condutores de embarcações são responsáveis. Já realizamos inclusive uma ação de doação de coletes salva-vidas para estimular o uso desse equipamento de pode salvar vidas", disse.
Carlos Otávio reforçou aos condutores de embarcações que eles são os responsáveis para que se faça cumprir a lei durante a navegação.
"É ele o responsável pela disciplina na sua embarcação, quem fiscaliza o carregamento de cargas e pessoas, garantindo que não passe da sua capacidade e também socorre outras embarcações, desde que não lhe cause risco", explicou.
O tenente-coronel destacou ainda que o condutor jamais deve abandonar a sua embarcação, por maior perigo que ofereça, a não ser em virtude de naufrágio. O promotor Alberto Fonseca falou a importância da palestra para que a segurança dos condutores, passageiros e turistas seja garantida.
"Prevenir acidentes e garantir a segurança de todos que estão à bordo da embarcação é um trabalho muito importante. Nossa região é rica em potenciais turísticos e precisamos do capricho na hora de receber os visitantes que vêm navegar no Rio São Francisco, como também os condutores e passageiros que embarcam todos os dias", destacou Fonseca.
O tenente-coronel do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Francelino Tenório, disse que proteger os passageiros e as riquezas naturais é importante para o bem-estar de toda a população.
Últimas notícias
Idosa é baleada enquanto dormia e morre em São Miguel dos Campos
Central de Monitoramento Alurb pelo WhatsApp está fora do ar para manutenção
Confira programação da abertura do Natal de Todos Nós que acontece neste sábado (6)
PC intensifica combate à violência contra a mulher e expande rede de proteção em Maceió
Ação esportiva destaca importância do diagnóstico precoce do câncer de pele
CBTU Maceió lança “Trem da Praia” para domingos de dezembro com tarifa a R$ 2,50
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
