Termina nesta quarta-feira (30) segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em AL
Prazo final para declarar a vacinação perante a Adeal vai até 15 de dezembro
Termina nesta quarta-feira (30), o prazo para o criador vacinar o seu rebanho de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. A segunda etapa da campanha de vacinação teve início no dia 01 de novembro.
A meta estabelecida pela Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas (Seagri) e pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) era a de imunizar 100% do rebanho alagoano dentro da faixa etária incluída.
Nesta fase da campanha, a vacinação ficou restrita apenas a animais na faixa etária de zero a dois anos de vida, o que corresponde a pouco mais de 542 mil animais, sendo 541 mil bovinos e 617 bubalinos, segundo estimativa da Adeal.
Após a vacinação, o criador tem até o dia 15 de dezembro para declarar a vacinação, seja através do site da Adeal ou fazendo o agendamento de uma visita pelo criador.
O índice mínimo de cobertura vacinal exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de 90%.
Para estimular a vacinação, a equipe técnica da Adeal realizou o acompanhamento de vacinações assistidas em propriedades rurais estratégicas do estado.
Reta Final
A procura pela vacina nos últimos dias fez algumas lojas de produtos agropecuários reforçarem seus estoques. O prazo para emitir a declaração de vacinação vai até o dia 15 de dezembro.
O presidente da Agência e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Luciano Barros, explicou que o proprietário que não realiza a vacinação fica impedido de vender seus animais e de transportar o rebanho, com possiblidade de serem multados caso sejam flagrados pela fiscalização.
“Caso ele não vacine e nem declare a vacinação, o criador fica inadimplente e pode ocorrer, nesse caso, dificuldade na comercialização porque ele não vai poder tirar a guia de transporte animal (GTA) e isso prejudica a venda dos animais, podendo também acarretar em multa de até R$931,00”, afirmou Luciano Barros.
O presidente da Adeal informou ainda que para o Estado se manter atingindo os índices de vacinação exigidos pelo Ministério da Agricultura, é necessário que o criador faça a parte dele e vacine o seu rebanho. Segundo ele, na última campanha de vacinação, realizada em maio de 2022, o índice alcançado foi superior a 97,6%, considerado muito importante porque, de acordo com o planejamento feito pelo MAPA, em 2026 a meta é que Alagoas alcance o status de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, concluiu.
Primeira Etapa
Com um índice de cobertura vacinal superior a 97%, a Adeal comemorou o sucesso da primeira etapa da campanha contra a febre aftosa do ano de 2022, onde foram imunizados 1,2 milhão de animais existentes em 42.251 propriedades rurais do Estado.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
