Termina nesta quarta-feira (30) segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa em AL
Prazo final para declarar a vacinação perante a Adeal vai até 15 de dezembro

Termina nesta quarta-feira (30), o prazo para o criador vacinar o seu rebanho de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. A segunda etapa da campanha de vacinação teve início no dia 01 de novembro.
A meta estabelecida pela Secretaria de Agricultura do Estado de Alagoas (Seagri) e pela Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal) era a de imunizar 100% do rebanho alagoano dentro da faixa etária incluída.
Nesta fase da campanha, a vacinação ficou restrita apenas a animais na faixa etária de zero a dois anos de vida, o que corresponde a pouco mais de 542 mil animais, sendo 541 mil bovinos e 617 bubalinos, segundo estimativa da Adeal.
Após a vacinação, o criador tem até o dia 15 de dezembro para declarar a vacinação, seja através do site da Adeal ou fazendo o agendamento de uma visita pelo criador.
O índice mínimo de cobertura vacinal exigido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é de 90%.
Para estimular a vacinação, a equipe técnica da Adeal realizou o acompanhamento de vacinações assistidas em propriedades rurais estratégicas do estado.
Reta Final
A procura pela vacina nos últimos dias fez algumas lojas de produtos agropecuários reforçarem seus estoques. O prazo para emitir a declaração de vacinação vai até o dia 15 de dezembro.
O presidente da Agência e Inspeção Agropecuária de Alagoas (Adeal), Luciano Barros, explicou que o proprietário que não realiza a vacinação fica impedido de vender seus animais e de transportar o rebanho, com possiblidade de serem multados caso sejam flagrados pela fiscalização.
“Caso ele não vacine e nem declare a vacinação, o criador fica inadimplente e pode ocorrer, nesse caso, dificuldade na comercialização porque ele não vai poder tirar a guia de transporte animal (GTA) e isso prejudica a venda dos animais, podendo também acarretar em multa de até R$931,00”, afirmou Luciano Barros.
O presidente da Adeal informou ainda que para o Estado se manter atingindo os índices de vacinação exigidos pelo Ministério da Agricultura, é necessário que o criador faça a parte dele e vacine o seu rebanho. Segundo ele, na última campanha de vacinação, realizada em maio de 2022, o índice alcançado foi superior a 97,6%, considerado muito importante porque, de acordo com o planejamento feito pelo MAPA, em 2026 a meta é que Alagoas alcance o status de Zona Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação, concluiu.
Primeira Etapa
Com um índice de cobertura vacinal superior a 97%, a Adeal comemorou o sucesso da primeira etapa da campanha contra a febre aftosa do ano de 2022, onde foram imunizados 1,2 milhão de animais existentes em 42.251 propriedades rurais do Estado.
Últimas notícias

1ª edição do Up Night Run reúne mais de 700 inscritos em Arapiraca em plena noite de sábado

Assalto à joalheria em Mata Grande termina com prisões e recuperação de bens

Alckmin destaca avanços com os EUA após conversa entre Lula e Trump

Kel Ferreti chora em vídeo após anúncio de nova denúncia no Fantástico: ‘Que Deus me proteja’

Prefeitura de Maceió participa da abertura da Maratona de Inovação da Nasa

Motociclista fica ferido após acidente em frente ao Fórum de Campo Alegre
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
