Indonésia aprova lei que pune sexo fora do casamento e endurece código penal contra liberdades civis
As regras também proíbem que casais não casados oficialmente vivam juntos, sujeitos a penas de seis meses de prisão
O Parlamento da Indonésia aprovou, nesta terça-feira (6), uma legislação que criminaliza o sexo extraconjugal para cidadãos do país com até um ano de prisão e, ainda, endureceu o código penal contra liberdades civis.
A medida, no entanto, contempla também os estrangeiros que estiverem no território indonésio. O texto deve avançar e ser sancionado pelo presidente Joko Widodo, fazendo com que o sexo fora do casamento seja punido com pena de até um ano de prisão.
O novo código penal contempla várias leis de “costumes” e deve entrar em vigor em até três anos. De acordo com o vice-ministro de Direito e Direitos Humanos da Indonésia, Edward Hiariej, a nova lei “tem muitos regulamentos de implementação que devem ser elaborados, por isso é impossível [que comece a valer] em um ano”.
Conforme a nova legislação, a promoção da contracepção e da blasfêmia religiosa são ilegais. O parlamento também trará de volta a proibição de insultar um presidente e vice-presidente em exercício, sob pena de até três anos de prisão.
A aprovação do novo código penal tem o apoio de todos os partidos políticos. As regras também proíbem que casais não casados oficialmente vivam juntos, sujeitos a penas de seis meses de prisão. As novas leis limitam direitos no país, que é a terceira maior democracia do mundo.
Últimas notícias
Carro colide com árvore e deixa quatro feridos na BR-104, em Murici
O que sabemos sobre o recuo de Trump nas tarifas recíprocas dos EUA
Bolsonaro tem último recurso antes de possível prisão
Estudante viraliza após confundir “Up: Altas Aventuras” com “Altas Horas” na redação do Enem
Criança brasileira tem dedos decepados em escola de Portugal, diz mãe
Apostador de Porto Alegre leva mais de R$ 99 milhões na Mega‑Sena
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
