Indonésia aprova lei que pune sexo fora do casamento e endurece código penal contra liberdades civis
As regras também proíbem que casais não casados oficialmente vivam juntos, sujeitos a penas de seis meses de prisão
O Parlamento da Indonésia aprovou, nesta terça-feira (6), uma legislação que criminaliza o sexo extraconjugal para cidadãos do país com até um ano de prisão e, ainda, endureceu o código penal contra liberdades civis.
A medida, no entanto, contempla também os estrangeiros que estiverem no território indonésio. O texto deve avançar e ser sancionado pelo presidente Joko Widodo, fazendo com que o sexo fora do casamento seja punido com pena de até um ano de prisão.
O novo código penal contempla várias leis de “costumes” e deve entrar em vigor em até três anos. De acordo com o vice-ministro de Direito e Direitos Humanos da Indonésia, Edward Hiariej, a nova lei “tem muitos regulamentos de implementação que devem ser elaborados, por isso é impossível [que comece a valer] em um ano”.
Conforme a nova legislação, a promoção da contracepção e da blasfêmia religiosa são ilegais. O parlamento também trará de volta a proibição de insultar um presidente e vice-presidente em exercício, sob pena de até três anos de prisão.
A aprovação do novo código penal tem o apoio de todos os partidos políticos. As regras também proíbem que casais não casados oficialmente vivam juntos, sujeitos a penas de seis meses de prisão. As novas leis limitam direitos no país, que é a terceira maior democracia do mundo.
Últimas notícias
Motofest promete reunir apaixonados por duas rodas em Porto Calvo
Bar é alvo de operação, e dois são presos por reter cartões e documentos de clientes
Campanha de Flávio diz que vai abrir sigilo após analisar documento de Lula
Educação de Maceió divulga calendário de pré-matrículas e matrículas para 2027
Motorista de app é feito refém por 5h sob ameaça em Maceió
Flávio escolhe Deltan para examinar documentos de sigilos de Lula
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
