[Vídeo] Cadeirante não tem como pagar aluguel e há 11 meses mora em ponto de ônibus em Arapiraca
Em situação de extrema pobreza, Cosme sobrevive da solidariedade alheia
A fome e a pobreza bateram recordes no Brasil, de acordo com dados do IBGE divulgados no início do mês. Conforme o estudo, 29,4% dos brasileiros estão abaixo da linha de pobreza e outros 8,4% sobrevivem em situação de pobreza extrema.
Para enxergar o problema não é preciso ir longe, basta um olhar mais atento, como para o cadeirante que passa o dia ao lado de um ponto de ônibus na rua José Jailson Nunes, perto da Câmara, da prefeitura e de outros equipamentos públicos
O cadeirante - que para muitos é apenas mais um nas estatísticas - tem nome: Cosme Serafim Pereira, de 45 anos, que "mora" há 11 meses no abrigo do ônibus. Mesmo sendo beneficiário do Auxílio Brasil, o dinheiro não é suficiente para pagar aluguel, alimentação e todas as despesas de uma casa.
Ele, que tem um problema na coluna que o impede de andar e trabalhar, morava com o pai e um irmão, no bairro Baixão, mas saiu de casa após um desentendimento entre eles. Atualmente, ele vive na companhia de um gato e um cachorro.
O banco do ponto de ônibus é a "cama" na maioria das noites. Quando chove, o jeito é se abrigar embaixo da marquise do Centro de Referência Integrado de Arapiraca (Cria). Um fino colchão doado é o único "conforto" para a coluna doente dele.
Durante o dia, Cosme Serafim geralmente não vai muito longe, até porque a cadeira de rodas dele não permite. Com a ajuda dos vendedores ambulantes da região, ele consegue água potável e uma tomada para ligar o fogareiro elétrico e preparar refeições, muitas vezes contando também com a solidariedade para obter os alimentos.
O cadeirante afirma que está tentando, junto à prefeitura, conseguir um aluguel social e, no momento precisa de ajuda financeira e de alimentos para se manter. As doações devem ser entregues ao próprio Cosme Serafim, que não tem telefone. O aparelho celular que ele tinha foi roubado em uma das noites, enquanto ele dormia.
Aluguel social
A Prefeitura de Arapiraca, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, informa que uma equipe da abordagem social vai até o local para orientar o cidadão que está vivendo em situação de rua.
O Município conta, atualmente, com dois importantes órgãos de atendimento a esta parcela da população. O Centro Pop, que funciona durante o dia, e o Abrigo Noturno. Nos locais, os usuários recebem as principais refeições diárias, podem tomar banho e receber atendimentos jurídicos que possam ajudá-los a retomar a vida.
Últimas notícias
Carnaval do Peba terá regras rígidas contra paredões e circulação de veículos na areia
Decisão judicial determina liberação do corpo de Paul Cristian para sepultamento
Pré-candidato ao Senado, Arthur Lira reúne lideranças no Sertão e destaca investimentos
Prefeita Tia Júlia prestigia segundo dia da Jornada Pedagógica da Educação
PGR e ministros do STF defendem afastamento de Toffoli do caso Master
TSE nega pedidos e mantém homenagem a Lula no Carnaval
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
