Mundo

Peixe-zumbi é reintroduzido na natureza 24 anos após ser tido como extinto

Um grupo de biólogos da Middle Creek Aquaculture criou alguns dos poucos peixes da espécie em cativeiro para que se reproduzissem no momento adequado

Por UOL 14/12/2022 09h09 - Atualizado em 14/12/2022 10h10
Peixe-zumbi é reintroduzido na natureza 24 anos após ser tido como extinto
Peixe-zumbi foi considerado extinto em 1998 - Foto: Divulgação/Middle Creek Aquaculture

Um peixe de água doce que chegou a ser considerado extinto foi reintroduzido na natureza, depois que pesquisadores descobriram que esse animal produziu mais de 3 mil filhotes em um teste bem-sucedido. 

O gobião-pintado-do-sul, também conhecido como peixe-zumbi, é raro e chegou a ser considerado extinto. No entanto, um grupo de biólogos da Middle Creek Aquaculture criou alguns dos poucos peixes da espécie em cativeiro para que se reproduzissem no momento adequado.

O retorno dessas criaturas ao meio ambiente ocorreu na terça-feira (6), em uma zona de pântanos em Bendigo, na Austrália. 

Segundo a emissora norte-americana ABC News, o estudo sobre a reprodução dos peixes desta espécie se mostrou um sucesso, após o volume de filhotes verificado, muito superior ao que a equipe da Middle Creek Aquaculture havia previsto para o experimento. Os especialistas decidiram soltá-los no pântano da Riley Street Recreation Reserve, próximo de Sydney.

O gobião-pintado-do-sul, que se assemelha a um peixinho dourado, foi considerado extinto em 1998. O peixe, que cresce até 12 cm de comprimento, se reproduz melhor no verão e gosta de viver nas profundezas dos rios. 

Espera-se que os filhotes soltos se reproduzam nos próximos 12 meses e avancem pelas planícies de inundação natural.

Peter Rose, que lidera o grupo de pesquisadores, celebrou o resultado do experimento e detalhou suas expectativas em relação ao desenvolvimento da espécie.

"Esse programa de reprodução em cativeiro foi muito bem-sucedido com mais de 3 mil alevinos produzidos. Agora, esses peixes foram soltos em outras zonas úmidas ao redor de Bendigo, até Deniliquin e Mildura", explicou o biólogo. "Se eles se deslocarem para outras regiões a partir dos pontos de onde os lançamos, eles crescerão rapidamente. Com sorte, estarão amadurecidos no próximo outono".

Chris Lamin, que também participou do estudo sobre reprodução desenvolvido pela Middle Creek Aquaculture, afirmou que o teste foi feito por meio de relações desenfreadas de apenas um macho maduro e cinco fêmeas maduras.

"Foi necessário aumentar lentamente a temperatura da água, de acordo com os horários do dia nos quais a luz solar é mais forte, em um ambiente controlado. Em seguida, observamos o comportamento das fêmeas e notamos que elas, gradualmente, ficavam com barrigas grandes e gordas, indicando o surgimento de muitos ovos".

Nos últimos anos, os 3.000 filhotes foram produzidos por oito fêmeas e apenas três machos.

Os peixes agora foram soltos em uma área que "não tem competidores naturais" por espaço ou comida, para que possam se reproduzir em seu novo habitat em paz. 

Mark Toohey, líder da equipe de reservas naturais de Bendigo, apontou que a Riley Street Recreation Reserve foi escolhida como no lar do peixe zumbi para que os pântanos e outras zonas úmidas facilitem a sua reprodução.

"Vamos deixar a natureza seguir seu curso. Basicamente, vamos deixá-los em paz e deixar os peixes fazerem o que fazem naturalmente", finalizou.