Saúde

[Vídeo] Psicóloga alerta para saúde mental e afirma que índices de ansiedade e de suicídio são altos em Arapiraca

Mônica Leal tem um projeto pioneiro no HEA que cuida da saúde mental dos pacientes

Por 7Segundos 17/01/2023 12h12 - Atualizado em 17/01/2023 12h12
[Vídeo] Psicóloga alerta para saúde mental e afirma que índices de ansiedade e de suicídio são altos em Arapiraca
Psicóloga e coordenadora de projeto do HEA Mônica Leal - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmam que o Brasil é o país mais ansioso do mundo que existe mais de 18 milhões de pessoas que sofrem de ansiedade. A depressão e o suicídio também são causas preocupantes no mundo, no país e em Arapiraca, no Agreste de Alagoas.

Segundo a OMS, a depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% só no primeiro ano da pandemia da Covid-19 em todo o mundo. No Brasil esse problema também tem acelerado e a saúde mental é um alerta dos profissionais da saúde para prevenir as pessoas desse mal, inclusive contra o suicídio.

A psicóloga Mônica Leal e coordenadora do projeto "Preparando a Volta para Casa", do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), afirmou que o índice de tentativa de suicídio em Arapiraca é acima da média nacional.

"Os casos ocorrem principalmente entre jovens de 15 anos a 30 anos do sexo feminino. Já os registros de homens não chegam no hospital porque é mais grave e chega no Instituto Médico Legal (IML)", ressaltou a psicóloga.

Ela mesma questiona sobre a saúde mental do arapiraquense e destacou que o projeto do hospital também atende aos pacientes que sofrem acidentes de trânsito e ficam com sequelas gravíssimas.

Projeto pioneiro

Mônica Leal afirmou que o projeto, em parceria com a Universidade Federal de Alagoas campus Arapiraca, foi implantado em 2013 e vai completar dez anos de existência em agosto deste ano de 2023. Portanto, é um projeto pioneiro em Arapiraca, Alagoas e até mesmo no Brasil. E existe antes da campanha Janeiro Branco, que teve início em 2014, em Minas Gerais, e trata da saúde mental das pessoas.

O projeto trata da saúde mental dos pacientes internados no HEA e tem o envolvimento de familiares para que, após o paciente receber alta, os cuidados sejam garantidos e o tratamento continue em casa.

Na entrevista ao Portal 7Segundos, Mônica Leal afirmou que o projeto atende aos pacientes mais sequelados e aos que têm AVC (Acidente Vascular Cerebral) e TCE (Traumatismo Crânio Encefálico). Casos, que segundo a coordenadora, têm aumentado assustadoramente no hospital, que fica em Arapiraca e atende a pacientes das regiões do Agreste, Sertão e até mesmo de outros municípios dos estados que fazem divisa com Alagoas como Sergipe e Pernambuco.

"Esses índices têm aumentado cada vez mais, devido aos acidentes de trânsito que chegam a ser 85% da entrada no hospital e causados por pessoas altamente alcoolizadas, correspondendo a 90% dos casos", ressaltou Mônica Leal.

Assista a entrevista de Mônica Leal, no vídeo abaixo: