Cultura

[Vídeo] Diretor de Cultura de Piranhas divulga o cangaço através da arte

Grupo Estrelas do Sertão, criado e dirigido por Fábio Moura, se apresenta mostrando a riqueza e a poesia ligada à cultura dos cangaceiros

Por 7Segundos 21/01/2023 16h04
[Vídeo] Diretor de Cultura de Piranhas divulga o cangaço através da arte
Fábio Moura ao lado de outros integrantes do Estrelas do Sertão, Priscila, Werly e Eliziane - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

O cangaço sempre foi fonte de inspiração para muitos historiadores e artistas de um modo geral. Criado nesse ambiente ligado a tantas histórias sobre o tema, o ator e produtor cultural Fábio Moura, 40 anos, nascido em Pão de Açúcar, mas criado desde criança na cidade de Piranhas, começou a ser envolvido e tomado pelo assunto, até que um dia, decidiu declamar alguns versos meio que de improviso para alguns turistas que transitavam pela cidade de Piranhas, onde vive até hoje.

Para sua surpresa, as pessoas que ouviam os versos passaram a gratificá-lo pela performance. Foi aí que ele achou que levava jeito para a "coisa" e decidiu ir mais longe. Em casa, começou a procurar e recolher objetos usados que poderiam servir como ornamento para compor um rudimentar figurino de cangaceiro. Assim ele fez, e assim faz até hoje, passados mais de 20 anos após ter tido a ideia.

Foi aí que, mais uma , inspirado pela arte e pela cultura do cangaço, o já ator e produtor cultural Fábio Moura decidiu criar em 2001 o grupo Estrelas do Sertão, formado por ele próprio e por mais 14 jovens sertanejos que se travestem de cangaceiros para divulgar a arte a poesia ligadas ao universo de personagens como Virgulino Ferreira (Lampião), Maria Bonita, Dadá, Corisco e tantos outros nomes ligados à história do cangaço.

O grupo se apresenta em Piranhas e em outras cidades da região, com performances de dança misturadas à poesia e ao teatro. Em entrevista ao Portal7Segundos, Fábio Moura e outros três integrantes do Estrelas do Sertão, Werly Gabriel (21 anos), Priscila Ferreira (23 anos), Eliziane Santos (29 anos), deram uma demonstração de Xaxado, dança sertaneja muito apreciada pelos cangaceiros, inclusive em suas festas.

Estrelas do Sertão, formado por jovens atores de Piranhas, faz uma apresentação de Xaxado. Foto: Giovani Luiz-7Segundos

Fábio Moura também falou sobre o crescimento e o reconhecimento que o trabalho realizado pelo Estrelas do Sertão adquiriu, servindo até de referência para que produtores de TV e cinema passassem a procurá-lo para dar suporte e orientação sobre locação para gravações e até mesmo a formação de atores para figuração, como aconteceu recentemente com o filme Deus Ainda é Brasileiro, do diretor alagoano Cacá Diegues, rodado boa parte na região de Piranhas.

Outros exemplos são as novelas Velho Chico, onde Fábio Moura participou da gravação em nove cenas, e Cordel Encantado, ambas da Rede Globo, onde ele atuou como figurante, além de minisséries como Amores Roubados, também da Rede Globo.

Fábio também foi produtor na minissérie As Brasileiras (coproduzida pela TV Globo ) e Amores Roubados (Rede Globo), produziu quadros para os programas de Luciano Huck e Ana Maria Braga, participou como ator em filmes nacionais, além de ter atuado em um documentário sobre Ariano Suassuna e curtas metragem para a TV Brasil e canais ESPN, além de ter sido capa da revista Graciliano.

Com a experiência de 16 anos interpretando Lampião no teatro em Piranhas, Fábio Moura contou sua trajetória na arte desde criança, quando foi sugado, digamos assim, pelo ofício da interpretação. Fábio ainda trabalha como Guia de Turismo, interpretando também o personagem cangaceiro para encantar os visitantes. Assista a entrevista completa no vídeo abaixo: