Meio ambiente

Filha de radialista de Arapiraca participa de lançamento de plataforma digital no RJ

O evento aconteceu no Santuário do Cristo Redentor

Por 7segundos com sites 21/01/2023 11h11 - Atualizado em 21/01/2023 12h12
Filha de radialista de Arapiraca participa de lançamento de plataforma digital no RJ
Filha de radialista de Arapiraca participa de lançamento de plataforma para recuperação da Baia de Guanabara - Foto: Arquivo pessoal

A analista e desenvolvedora de sistemas, Wirlianny Heloisa Santos, participou nesta semana do lançamento do projeto "Braços Abertos Sobre a Guanabara- Um pacto que gera impacto". O evento aconteceu no Santuário do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.

Wirlianny que é filha do radialista Diassis Lima, atuou junto com a CEO empresa de Consultoria e Tecnologia SOA, que desenvolveu a plataforma digital onde contém todos os projetos e ações para a preservação da Baía de Guanabara, bem como uma ferramenta que pode ser utilizada para a denúncia de crimes ambientais.

Ela explica que no canal de denúncias existente na plataforma, a pessoa pode realizar a denúncia anônima sobre qualquer irregularidade que esteja ocorrendo em toda a região no entorno da baía. Quem quiser se identificar informando o e-mail e telefone, vai ficar recebendo informações sobre cada etapa da denúncia.

Sobre a plataforma 

Imagina reunir, em um site, informações sobre eventos, atividades e iniciativas em torno da Baía de Guanabara e, ao mesmo tempo, um espaço para denúncias ambientais na região. Essa é a proposta do projeto “Braços abertos sobre a Guanabara – Um pacto que gera impacto”, criado pelo Santuário Cristo Redentor: uma multiplataforma digital focada em preservar a região hidrográfica que envolve o monumento e é considerada, assim como ele, patrimônio do Estado do Rio e do Brasil.

Por meio da plataforma, a população poderá fazer denúncias de violações ao meio ambiente no entorno da Baía de Guanabara, que serão encaminhadas aos órgãos ambientais e criminais competentes. As denúncias serão segmentadas por tema, como ausência de saneamento, inavegabilidade, pesca desregulada, pirataria, contrabando, segurança pública, resíduos sólidos, entre outros desafios próprios do dia a dia da Baía.

Além das denúncias, a plataforma também tem como pilar a divulgação iniciativas, atividades, eventos e projetos que já acontecem na Baía de Guanabara e que são realizados por instituições e empresas parceiras. Entre elas, estão o Instituto Grupo Boticário, a Águas do Rio, o Instituto de Sustentabilidade da Fecomércio, a Sociedade Nacional de Agricultura, a Subsecretaria de Recursos Hídricos da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente do Rio, os municípios banhados pela Baía de Guanabara, e outras entidades.


O Santuário Arquidiocesano Cristo Redentor também vai certificar e qualificar as empresas parceiras e a população impactada pela Baía. A iniciativa está ligada à agenda 2030, às práticas ESG (de governança ambiental, social e corporativa) e a políticas de compliance sustentável.