Governo prepara mutirão para reduzir fila de espera do INSS
Em janeiro, havia cerca de 562 mil pessoas na fila.

A ideia é agilizar a liberação de benefícios que dependam de perícias médicas do INSS, como auxílio-acidente ou aposentadoria especial. Em janeiro, havia cerca de 562 mil pessoas na fila.
Os mutirões devem começar em março pela região Nordeste, onde está a maior demanda. Em entrevista ao UOL, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, afirma que é possível reunir dezenas de peritos e concentrar os trabalhos por uma semana em diferentes áreas do país para acelerar a análise dos casos —em especial no interior dos estados, onde há menos profissionais disponíveis.
A meta é reduzir até o fim do ano o tempo médio de espera por perícia para 45 dias, prazo considerado adequado, segundo Lupi. Este é o tempo de espera no Estado de São Paulo e que deveria ser contemplado nos outros estados, diz o ministro. No Nordeste, entretanto, há locais em que o tempo de espera para atendimento varia de três a seis meses. Não há um tempo máximo fixado por lei.
Estamos organizando [o mutirão]. A secretaria que cuida dessa área, da perícia médica, já está trabalhando nisso. Acho que no máximo em março eu começo a executar por região. Por exemplo: o ABC é uma região de São Paulo e durante uma semana vão 50 médicos peritos com toda equipe. Isso limpa a fila e depois já está na normalidade.Carlos Lupi, ministro da Previdência
Espera de meses por benefício
A fila para perícia inclui todos os benefícios que necessitam da análise de um médico para serem concedidos. Alguns exemplos são auxílio-acidente, auxílio por incapacidade temporária, aposentadoria por incapacidade permanente, BPC, aposentadoria da pessoa com deficiência e aposentadoria especial.
A fila ainda é consequência dos atrasos provocados pela pandemia, segundo Lupi.
Levantamento feito em setembro pelo IBDP mostra que o tempo médio de espera para acessar os principais benefícios ultrapassava os três meses:
-BPC por deficiência: 223 dias;
-Auxílio-acidente de qualquer natureza: 140 diasç
-Benefícios por incapacidade acidentária, como auxílio-acidente, invalidez, pensão por morte e auxílo-temporário: 122 dias;
-INSS tem outras filas.
Além da perícia médica, o INSS tem outras filas. Há cerca de 1,8 milhão de pessoas aguardando atualmente por algum tipo de atendimento. Desses, em torno de 500 mil são relativos ao pagamento do seguro-defeso, que ficou suspenso por um tempo.
Lupi diz que o ministério está investindo na automação dos sistemas internos e da plataforma Meu INSS, que permite ao cidadão consultar sua situação junto ao órgão.
Últimas notícias

Detran oferta mensalmente mais de 3 mil vagas de exames práticos em 14 municípios do interior

Semana do Bioma Caatinga 2025 promove ações de preservação e educação ambiental no Sertão
Polícia realiza novas buscas por adolescente de 15 anos desaparecida em Maceió

Gaspar é relator de pedido para suspender processo de golpe de Estado contra deputado bolsonarista

Paulão mantém esperanças na candidatura dos irmãos Barbosa pelo PT em 2026

População de Canafístula do Cipriano sofre com falta d’água em Girau do Ponciano
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
