Presídio do Agreste e Juizado da Mulher de Arapiraca recebem inspeção de novos juízes
Visitas aconteceram na segunda-feira (13), por magistrados que devem atuar na região
Um grupo de juízes recém-empossados pelo Tribunal de Justiça de Alagoas fizeram inspeções no Presídio do Agreste, no município de Girau do Ponciano, e no Juizado da Mulher, em Arapiraca, como parte do processo de formação dos magistrados.
A inspeção foi conduzida pelo juiz Alexandre Machado, da Vara de Execuções Penais. "A ideia é tecer uma compreensão sistêmica das unidades prisionais alagoanas, a qual irá ajudá-los no exercício da atividade judicante, pois, quando estamos inseridos dentro da realidade e ela se torna palpável, é possível um olhar mais abrangente e humano sobre o nosso papel como magistrados", destacou.
O juiz ressaltou que o Presídio do Agreste atende boa parte das unidades judiciárias em que os recém-empossados irão atuar. Além da unidade em Girau do Ponciano, os novos magistrados já conheceram os presídios Baldomero Cavalcanti, Cyridião Durval, Santa Luzia e o Hospital Psiquiátrico, em Maceió.
"As visitas fazem parte do curso de formação inicial da Escola Superior da Magistratura e permitem verificar o funcionamento de estabelecimentos penais, conhecer a realidade do sistema prisional, além de reconhecer as proximidades e as diferenças em relação aos locais visitados", destacou Alexandre Machado.
Juizado da Mulher
No mesmo dia, os magistrados estiveram no Juizado da Mulher de Arapiraca. A visita foi feita na companhia da titular da unidade, juíza Clarissa Mascarenhas, e da juíza Eliana Machado, que integra a Coordenadoria da Mulher do TJAL.
"Eles puderam conhecer o atendimento desde a entrada da mulher no Juizado, seja por pedido de medida protetiva de urgência e/ou ação penal contra o agressor, até o julgamento final do processo e o rompimento do ciclo da violência", explicou Eliana.
A juíza Priscilla Cavalcante considerou importante conhecer o funcionamento do Juizado. Para a magistrada, a unidade é exemplar no estado, aplicando as normas previstas na Lei Maria da Penha no que se refere ao acolhimento das vítimas, realização de audiências, concessão de medidas protetivas e apoio multidisciplinar.
"Também nos foi apresentada a Patrulha Maria da Penha, que acompanha todas as medidas protetivas concedidas pelo Juizado e, com isso, garante efetividade às decisões judiciais e à proteção da mulher, que é o objetivo da lei", destacou.
Últimas notícias
[Video] Cibele Moura celebra implantação de ensino bilíngue em escola de Paripueira
[Vídeo] Polícia prende em São Paulo acusado de latrocínio ocorrido no Sertão de Alagoas
Madrasta que jogou enteado do 4º andar enquanto ele dormia começa a ser julgada em Maceió
Gatinho para adoção com 4 orelhas vira sensação nas redes
Homem que espancou esposa até deixá-la cega no Sertão de AL é preso na Bahia
Ex-dirigentes do INSS fecham delação e entregam Lulinha e políticos
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
