Fórum dos Conselhos Tutelares reage à extinção do CT de Luziápolis: "Foi assassinado"
Durante manifestação, presidente da entidade afirma que irá buscar reveter decisão

A extinção do Conselho Tutelar de Luziápolis, distrito de Campo Alegre, gerou forte reação de entidades que defendem o Direito da Criança e do Adolescente. A presidente do Fórum Estadual Associado dos Conselheiros Tutelares de Alagoas (Feacectal), Jailda Morais, chegou a classificar como "retrocesso" e "assassinato" a decisão.
O CT de Luziápolis, que existe desde 2008, deixará de existir a partir de janeiro de 2024 por força do Projeto de Lei nº 02/2023, de autoria do Poder Executivo de Campo Alegre, aprovado por 13 dos 15 vereadores do município, entre eles dois ex-conselheiros tutelares: Arquelino Cézar da Conceição (MDB) e Rejane da Silva Santos (PP).
Após a sessão, Jailda Morais afirmou que as entidades que defendiam a permanência do CT não tiveram a oportunidade de se expressarem na Câmara e que deverá buscar meios para impedir que o distrito de Luziápolis fique sem conselheiros tutelares.
"Hoje houve um retrocesso para a política da criança e do adolescente. O Conselho Tutelar de Luziápolis, que foi o promeiro conselho do Nordeste, o que mais recebeu investimentos do governo federal, hoje pela Câmara de Vereadores de Campo Alegre, por 13 votos a 2, foi extinto a partir de janeiro. E aqui divulgamos para o nosso estado o retrocesso que os vereadores juntamente com o Executivo, cometeram hoje, o assassinato do Conselho Tutelar de Luziápolis", declarou.
A prefeitura de Campo Alegre justificou a decisão de extinguir o CT de Luziápolis com a queda da arrecadação do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), estimada em R$ 17 milhões anuais. A extinção também é possível porque o município que possui pouco mais de 32 mil habitantes, é obrigado a manter apenas um CT, formado por cinco conselheiros, conforme determinação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda). Atualmente o município conta com dois CTs, o que fica localizado na zona urbana e o do distrito de Luziápolis, com cinco conselheiros cada um.
A secretária de Assistência Social do município, Janaína Matias, também usou as redes sociais da gestão do prefeito Nícolas Pereira para explicar que o distrito de Luziápolis não vai ficar sem assistência. Ela explicou que o CT de Luziápolis foi criado em um período em que a comunidade do distrito tinha dificuldade de viajar até a cidade, problema que foi resolvido com a AL-104, construída há pouco menos de 10 anos. Veja em: https://www.instagram.com/reel...
Últimas notícias

Em derrota para governo, Câmara retira de pauta MP que renderia R$ 17 bi

Hamas confirma que chegou a acordo com Israel para encerrar guerra em Gaza

Comerciantes do Mercado da Produção protestam após risco de corte de energia em Maceió

PF investiga possível ligação de crime organizado com crise do metanol

Ronda do Bairro recupera moto roubada em área de mata no Benedito Bentes em Maceió

Maribondo inicia nova fase: pré-inscrições abertas para o Programa Geração Futuro
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
