[Vídeo] Agricultores de Arapiraca preparam a terra com a esperança de chuva no Dia de São José
Quando chove no dia de homenagem ao santo, é sinal de que o inverno será bom
Agricultores da zona rural de Arapiraca mantém a tradição secular de arar a terra e jogar as sementes de milho à espera de chuva no Dia de São José, 19 de março.
Segundo a crença dos agricultores, quando chove nesse dia é sinal de que o inverno será bom, e a lavoura, farta.
Por tradição, os produtores rurais jogam as sementes de milho nessa época, esperando que as espigas sejam colhidas exatamente daqui a três meses, ou seja, em junho, quando ocorrem os festejos da época.
Caso comece a chover a partir de agora, a colheita do milho verde está praticamente garantida, afirmam os agricultores.
O fato é que o Dia de São José é celebrado num período de mudança das estações, ou seja, quando o verão começa a se despedir para dar lugar ao outono, estação onde ocorrem as primeiras precipitações pluviométricas.
Porém, devido às mudanças climáticas e até mesmo aos fenômenos que interferem no clima no semiárido nordestino, como por exemplo o El Niño e La Niña, nem sempre os agricultores nordestinos gozam da satisfação de contar com a chuva para poderem produzir após o período de estiagem, que, diga-se de passagem, é bastante longo por aqui.
Por esse motivo também, manter a fé e os olhos voltados para o céu mantém viva a religiosidade tão característica do povo nordestino.
Assista ao vídeo abaixo gravado com agricultores do Sítio Araçá, em Arapiraca: