Sindilojas e representantes do comércio discutem com PM segurança no Centro de Arapiraca
O encontro foi solicitado após os constantes casos de arrombamento no centro comercial
O Sindicato do Comércio Varejista de Arapiraca (Sindilojas), em parceria com Associação Centro Novo, CDL e empresários do setor iniciaram com o 3º Batalhão da Polícia Militar um grupo de trabalho para discutir a segurança pública para o Centro de Arapiraca.
A primeira reunião, ocorrida na terça-feira (28), contou com a participação do presidente do Sindilojas Arapiraca, Wilton Malta, do vice-presidente Eramir Filho, que também integra a direção do CDL Arapiraca, o presidente da Associação do Centro Novo, Cláudio Júnior e de representantes do empresariado Arapiraquense, o secretário executivo da Governadoria de Arapiraca, José de Macedo, o comandante do 3º Batalhão, major Marcos Ribeiro, e o sub-comandante, tenente Moraes.
Sobre os recentes casos de arrombamento e furtos a estabelecimentos comerciais ocorridos à noite e durante a madrugada, major Ribeiro garantiu que irá buscar meios para reforçar o policiamento no comércio no período noturno e durante a madrugada, com o objetivo de impedir novos crimes, mas também chamou atenção dos empresários para adotar medidas para reforçar a segurança dos estabelecimentos, como a instalação de alarmes, câmeras e de mureta de proteção nos portões de rolo.
"A segurança pública é formada por um conjunto de medidas que partem de várias frentes, do Estado, do município e também dos comerciantes. É muito importante que os comerciantes não deixem de registrar toda e qualquer ocorrência, mesmo aqueles casos que são resolvidos no próprio estabelecimento. Essas ocorrências geram estatísticas que direcionam nossas ações", afirmou o comandante.
O presidente da Associação do Centro Novo, Cláudio Júnior, sugeriu uma visita do 3º Batalhão aos estabelecimentos comerciais para sugerir melhorias que podem ser implementadas pelos empresários. "Seria importante essa avaliação dos pontos mais vulneráveis para que assim os empresários do setor tenham um parâmetro a seguir em dispositivos de segurança", declarou.
Durante o encontro também foi levantada a possibilidade de reativação do Conselho Municipal de Segurança Pública e a adoção de medidas de segurança pública, como o videomonitoramento e o programa Ronda no Bairro. O secretário executivo da Governadoria, José de Macedo, se prontificou em encaminhar as demandas dos empresários para o o governador Paulo Dantas e o vice Ronaldo Lessa.
"Arapiraca tinha esse monitoramento por câmeras, mas não sei por qual razão deixou de existir. Mas vou articular junto ao vice-governador que estará em Arapiraca na quinta, e com o governador Paulo Dantas com quem vou despachar na sexta, para que seja retomado", declarou.
A próxima reunião do grupo está marcada para o dia 15 de abril e deve reunir outras entidades representativas do empresariado, além de representantes do município e do Estado.
"A discussão sobre segurança pública precisa ser permanente e envolver todos. Um comércio seguro tem bom movimento, que se traduz em geração de emprego e circulação de renda na cidade", pontuou o presidente do Sindilojas, Wilton Malta.