Exagerou na Semana Santa? Nutricionista arapiraquense dá dicas de como retomar rotina sem culpa
Gleiciane Soares é nutricionista formada pela Universidade Federal de Alagoas
Chegou o Domingo de Páscoa e, provavelmente, muita gente vai se encher de arrependimento pelo exagero nas refeições e lanches da Semana Santa, principalmente por causa do alto consume de de doces e alimentos ricos em carboidratos.
Pensando nisso, o Portal 7Segundos conversou com a nutricionista arapiraquense Gleiciane Soares para dar dicas de como recuperar a rotina e comer melhor após o feriadão.
"Falar em Páscoa já ativa nossas memórias gastronômicas e não é difícil encontrarmos aqueles que perderam as contas no quesito comilança. Ao final do domingo, muitos estarão colocando os alarmes para iniciar uma jornada de treino intenso na academia e uma dieta extremamente restritiva pensando em compensar possíveis danos do excesso de comidas e bebidas da Semana Santa", disse a profissional.

Segundo a nutricionista, que é especialista em Saúde Pública, é importante voltar à rotina alimentar gradualmente, evitando mudanças radicais na dieta.
"Esse tipo de comportamento de 'tudo ou nada' comumente leva pessoas a um eterno ciclo de dieta restritiva seguido por um momento de exagero, a conhecida dieta Iô-Iô, o que é perigoso. Então a dica é: Volte ao normal. Se você fizer mudanças drásticas na sua rotina, é só uma questão de tempo até outro episódio de excesso acontecer, e quanto maior a restrição, maior tende a ser o exagero, portanto, quebre o ciclo", continuou Gleiciane.
Para a nutricionista, é importante aceitar que você pode ter se excedido, mas que não deve se punir por isso. Segundo ela, a sensação de ganho de peso é, geralmente, retenção de líquido.
"Nutra seu corpo com bastante água. Em média três litros são suficientes - não é café, não é chá, não é suco, É ÁGUA!. Além disso, use alimentos nutritivos como frutas - melancia, melão, laranja são ótimas opões; fontes de proteína como ovos, carnes magras e peixes, que além de importantes para um nutrição adequada, tem um poder de aumentar a saciedade; legumes e verduras, especialmente salada crua; faça exercícios respeitando seus limites e, claro, uma boa noite de sono. Evite comidas e temperos industrializados que irão aumentar a retenção hídrica. Siga essas dicas e assista corpo tomar conta de si mesmo", finalizou a nutricionista.
Gleiciane Soares é formada pela Universidade Federal de Alagoas, especialista em Saúde Pública e, além das atividades em consultório, também é responsável pelo trabalho de segurança alimentar dos restaurantes e lanchonetes do Arapiraca Garden Shopping.
Últimas notícias
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
