Apicultor alagoano é destaque em encontro nacional do Programa AgroNordeste
O encontro reuniu produtores rurais dos nove estados nordestinos que foram destaque em vários segmentos, nos últimos quatro anos, entre 2019 e 2022

O manejo correto do apiário mantido no Sítio Cabeça de Boi, na zona rural de Senador Rui Palmeira, incluindo o plantio de mudas nativas, garantiu ao alagoano Claudenilson Vieira um dos prêmios entregues durante o Encontro Nacional do Programa AgroNordeste, nesta terça-feira (16), em Natal (RN). O destaque na categoria Sustentabilidade foi um reconhecimento pela manutenção de um quintal produtivo, mantido na propriedade, ao mesmo tempo em que preserva o bioma local.
“É muito importante termos um produtor alagoano entre os destaques do AgroNordeste, programa que tem como objetivo de desenvolver os pequenos negócios rurais e seus arranjos produtivos no semiárido do nosso estado”, afirma a analista Pollyana Bellotti, que esteve presente no evento, ao lado da gerente do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca.
O encontro reuniu produtores rurais dos nove estados nordestinos que foram destaque em vários segmentos, nos últimos quatro anos, entre 2019 e 2022. Foi um reconhecimento pelos avanços conquistados em categorias como Produtividade, Faturamento, Acesso a Mercados, Compras Governamentais, Inovação, Sustentabilidade, Mulher na Gestão do Negócio, Jovem Produtor e Produto com Valor Agregado.
Abertura do evento foi marcada pela homenagem aos produtores premiados pelo projeto, cujo primeiro ciclo foi finalizado em 2022. Nove produtores representaram as famílias e negócios atendidos pela iniciativa em 11 estados do país, mostrando como o programa fez diferença no desenvolvimento das atividades em cada segmento.

As placas de destaque foram entregues pela diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto e o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Rafael Zavala.
Plano Safra
Ainda durante o Encontro Nacional do AgroNordeste, representantes do Governo Federal anunciaram que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pretende liberar neste ano um dos maiores volumes de recursos direcionados para o Plano Safra desde 2003, quando foi instituído.
O programa foi criado para fomentar a produção rural brasileira e concede crédito a pequenos e médios produtores. O incentivo permite custear insumos, adquirir equipamentos e realizar uma série de melhorias na propriedade.
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira dos Índios anuncia suspensão temporária de repasses ao CSE

Prefeitura mantém inscrições abertas para cursos profissionalizantes para jovens e adultos

“Até quando?": Prefeita Ceci se manifesta diante de novos casos de violência contra a mulher em AL

Secretaria de Educação realiza projeto sobre história de Matriz de Camaragibe
Deputado Cabo Bebeto critica remuneração de procuradores do Estado de Alagoas

Polícia Civil investiga caso de violência psicológica e patrimonial contra empresária
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
