Apicultor alagoano é destaque em encontro nacional do Programa AgroNordeste
O encontro reuniu produtores rurais dos nove estados nordestinos que foram destaque em vários segmentos, nos últimos quatro anos, entre 2019 e 2022

O manejo correto do apiário mantido no Sítio Cabeça de Boi, na zona rural de Senador Rui Palmeira, incluindo o plantio de mudas nativas, garantiu ao alagoano Claudenilson Vieira um dos prêmios entregues durante o Encontro Nacional do Programa AgroNordeste, nesta terça-feira (16), em Natal (RN). O destaque na categoria Sustentabilidade foi um reconhecimento pela manutenção de um quintal produtivo, mantido na propriedade, ao mesmo tempo em que preserva o bioma local.
“É muito importante termos um produtor alagoano entre os destaques do AgroNordeste, programa que tem como objetivo de desenvolver os pequenos negócios rurais e seus arranjos produtivos no semiárido do nosso estado”, afirma a analista Pollyana Bellotti, que esteve presente no evento, ao lado da gerente do Sebrae Alagoas, Renata Fonseca.
O encontro reuniu produtores rurais dos nove estados nordestinos que foram destaque em vários segmentos, nos últimos quatro anos, entre 2019 e 2022. Foi um reconhecimento pelos avanços conquistados em categorias como Produtividade, Faturamento, Acesso a Mercados, Compras Governamentais, Inovação, Sustentabilidade, Mulher na Gestão do Negócio, Jovem Produtor e Produto com Valor Agregado.
Abertura do evento foi marcada pela homenagem aos produtores premiados pelo projeto, cujo primeiro ciclo foi finalizado em 2022. Nove produtores representaram as famílias e negócios atendidos pela iniciativa em 11 estados do país, mostrando como o programa fez diferença no desenvolvimento das atividades em cada segmento.

As placas de destaque foram entregues pela diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, o diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto e o representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) no Brasil, Rafael Zavala.
Plano Safra
Ainda durante o Encontro Nacional do AgroNordeste, representantes do Governo Federal anunciaram que o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) pretende liberar neste ano um dos maiores volumes de recursos direcionados para o Plano Safra desde 2003, quando foi instituído.
O programa foi criado para fomentar a produção rural brasileira e concede crédito a pequenos e médios produtores. O incentivo permite custear insumos, adquirir equipamentos e realizar uma série de melhorias na propriedade.
Últimas notícias

CSE conquista a Copa Alagoas com vitória nos pênaltis e garante vaga na série D de 2026

Grave acidente na AL-115 deixa três mortos e dois feridos, em Arapiraca

Mulher é executada em ataque a domicílio na zona rural de Arapiraca

Homem é executado a tiros horas após deixar clínica de reabilitação em Arapiraca

PRF apreende ônibus clandestino com destino a Alagoas em rodovia do Paraná

Mulher é resgatada por Polícia Militar ao tentar pular de viaduto em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
