Alagoas

Alagoas tem terceira menor taxa de desemprego do Nordeste, segundo dados do IBGE

Dados apontam que Estado teve a maior redução de população sem emprego entre os estados nordestinos

Por 7Segundos com Assessoria 22/05/2023 13h01
Alagoas tem terceira menor taxa de desemprego do Nordeste, segundo dados do IBGE
Brota na Grota é uma das iniciativas que visa reduzir o desemprego - Foto: Secom Maceió

Alagoas ocupa o primeiro lugar na redução do desemprego entre os estados nordestinos, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Conforme levantamento da Agência Alagoas, o estado ocupa hoje a terceira menor taxa de desocupação no Nordeste, com 10,6%, atrás apenas do Ceará, com 9,6% e do Maranhão, com 9,9%.

A taxa de desemprego em Alagoas é menor que a média do Nordeste, que ficou em 12,2%, impulsionada principalmente pela Bahia, que atualmente tem 14,4% da população economicamente ativa desocupada

Na outra ponta, entre os estados com maiores indices de desemprego estão a Bahia, com 14,4%, seguida por Pernambuco e Rio Grande do Norte, com 14,1% e 12,1%, respectivamente.

Em números absolutos, a parcela da população desempregada em Alagoas recuou de 254 mil pessoas no primeiro trimestre de 2021 para 142 mil pessoas, no primeiro trimestre deste ano, ou seja, 112 mil alagoanos passaram a ter emprego ou ocupação formal - trabalho com carteira assinada ou CNPJ - no Estado nos últimos dois anos. Neste período, a taxa de desocupação em Alagoas recuou de 20% para 10,6% – uma retração de 9,6 pontos percentuais, a maior entre os estados nordestinos.

A analista da pesquisa Pnad Contínua, Alessandra Brito, explica que parte do percentual do desemprego corresponde a pessoas trabalhando na informalidade, sem carteira assinada, ou que trabalham por contra própria, sem CNPJ.

“Bahia e Pernambuco têm um peso maior de trabalho informal, o que torna a inserção no mercado de trabalho mais volátil, podendo gerar pressão de procura por trabalho, o que se reflete numa maior taxa de desocupação, se comparado à taxa para o Brasil”, diz.

Confira abaixo a taxa de desemprego por Estado no Nordeste no primeiro trimestre de 2023:

Bahia - 14,4%
Pernambuco - 14,1%
Rio Grande do Norte - 12,1%
Sergipe - 11,9%
Paraíba - 11,1%
Piauí - 11,1%
Alagoas - 10,6%
Maranhão - 9,9%
Ceará - 9,6%

Fonte: IBGE