Alunos da rede municipal visitam mostra de Ciências da Ufal e classificam experiência como "extraordinária"
Estudantes do ensino fundamental tiveram oportunidade de aprender sobre anatomia humana de forma lúdica
Quais são os segredos que os nossos corpos escondem e quais são as funcionalidades de cada músculo e artéria?
Essas e outras perguntas relacionadas ao corpo humano foram respondidas durante a II Mostra Anatomofuncional realizada na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus Arapiraca, nos dias 30 e 31 de maio.
Com a temática “Caminhos da Vida: Anatomia da concepção ao envelhecimento”, os alunos e alunas da Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré, da Rede Municipal de Ensino, tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a anatomia humana de uma forma lúdica, interativa e inovadora.
Segundo o professor de Ciências da Escola Maria de Nazaré, José Felipe Santos, é fundamental o papel da Escola em proporcionar momentos de educação científica como intercâmbio entre a Educação Básica e a Universidade no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos e alunas.
“Hoje, temos realizado muitas ações semelhantes a essa em toda a Rede Municipal, envolvendo instituições educacionais como as Universidades e o Instituto Federal de Alagoas. A experiência de vivências extra muro é muito importante para estimular neles o desejo de desenvolver competências voltadas à investigação científica e à resolução de problemas por meio de projetos”, apontou a gerente do Núcleo de Desenvolvimento Científico, Janice Gomes.
Ainda de acordo com os professores Bruna Correia e José Felipe Santos, essa foi uma exposição de peças sintéticas e cadavéricas, que contemplam o estudo anatômico dos principais sistemas do corpo e desenvolvimento embrionário; observações dos tecidos e células através do microscópio e simulações sobre aspectos relacionados aos sistemas respiratório e cardiovascular; e também sobre o parto humano.
“Um evento muito legal, uma experiência extraordinária e de muito aprendizado. É muito interessante poder observar os órgãos de verdade, é realmente inexplicável”, apontaram as alunas Jasmim da Silva e Nayade de Lima, do 9º ano da Escola Maria de Nazaré.
A visita dos estudantes foi um incentivo da Prefeitura de Arapiraca, por meio do Núcleo de Desenvolvimento Científico, da Secretaria Municipal de Educação e Esporte.
A Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré tem a frente a diretora Célia Queiroz, a vice Maria Elena da Silva e o coordenador pedagógico Nivaldo dos Santos.
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
