Alunos da rede municipal visitam mostra de Ciências da Ufal e classificam experiência como "extraordinária"
Estudantes do ensino fundamental tiveram oportunidade de aprender sobre anatomia humana de forma lúdica
Quais são os segredos que os nossos corpos escondem e quais são as funcionalidades de cada músculo e artéria?
Essas e outras perguntas relacionadas ao corpo humano foram respondidas durante a II Mostra Anatomofuncional realizada na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Campus Arapiraca, nos dias 30 e 31 de maio.
Com a temática “Caminhos da Vida: Anatomia da concepção ao envelhecimento”, os alunos e alunas da Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré, da Rede Municipal de Ensino, tiveram a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a anatomia humana de uma forma lúdica, interativa e inovadora.
Segundo o professor de Ciências da Escola Maria de Nazaré, José Felipe Santos, é fundamental o papel da Escola em proporcionar momentos de educação científica como intercâmbio entre a Educação Básica e a Universidade no desenvolvimento cognitivo e social dos alunos e alunas.
“Hoje, temos realizado muitas ações semelhantes a essa em toda a Rede Municipal, envolvendo instituições educacionais como as Universidades e o Instituto Federal de Alagoas. A experiência de vivências extra muro é muito importante para estimular neles o desejo de desenvolver competências voltadas à investigação científica e à resolução de problemas por meio de projetos”, apontou a gerente do Núcleo de Desenvolvimento Científico, Janice Gomes.
Ainda de acordo com os professores Bruna Correia e José Felipe Santos, essa foi uma exposição de peças sintéticas e cadavéricas, que contemplam o estudo anatômico dos principais sistemas do corpo e desenvolvimento embrionário; observações dos tecidos e células através do microscópio e simulações sobre aspectos relacionados aos sistemas respiratório e cardiovascular; e também sobre o parto humano.
“Um evento muito legal, uma experiência extraordinária e de muito aprendizado. É muito interessante poder observar os órgãos de verdade, é realmente inexplicável”, apontaram as alunas Jasmim da Silva e Nayade de Lima, do 9º ano da Escola Maria de Nazaré.
A visita dos estudantes foi um incentivo da Prefeitura de Arapiraca, por meio do Núcleo de Desenvolvimento Científico, da Secretaria Municipal de Educação e Esporte.
A Escola de Ensino Fundamental Maria de Nazaré tem a frente a diretora Célia Queiroz, a vice Maria Elena da Silva e o coordenador pedagógico Nivaldo dos Santos.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
