Paulo Dantas inaugura primeira etapa do Programa Minha Cidade Linda em Lagoa da Canoa
Os investimentos do Programa Minha Casa Linda em Alagoas é na ordem de R$ 392 milhões em 91 cidades de Alagoas
O governador de Alagoas, Paulo Dantas, vai inaugurar nesta quarta-feira (5), a primeira etapa do Programa Minha Cidade Linda, no município de Lagoa da Canoa, no Agreste de Alagoas.
A solenidade de inauguração será no Galpão Multieventos e está prevista para acontecer a partir das 11 horas da manhã. Na ocasião, o governador Paulo Dantas vai assinar ordem de serviço para a execução da segunda etapa do programa.
Transformar para melhor
Os espaços públicos e as ruas de todas as cidades alagoanas, num convite à sua ocupação pelos moradores. Essa é essência do programa Minha Cidade Linda, que se transforma em realidade por meio da implantação de infraestrutura de qualidade, estimulando a população a frequentar e usufruir dos cenários de seus próprios municípios.
O programa, iniciado em janeiro de 2021, vai pavimentar em paralelepípedo todas as ruas que ainda são de barro em todas as sedes dos municípios de Alagoas. Ao todo, serão calçados cerca de 500 quilômetros lineares – o equivalente à distância entre Maceió e Natal, no Rio Grande do Norte, aproximadamente.
As vias serão embelezadas através da pintura das fachadas das casas, aumentando a autoestima dos moradores.
Além disso, a implantação de equipamentos de lazer infantil em praças, parques e orlas promoverá ainda mais a socialização. Já os equipamentos de ginástica transformarão espaços ociosos em academias ao ar livre, e contribuirão para a melhoria da saúde e da qualidade de vida dos moradores.
Só na primeira fase, que está em execução, serão investidos em recursos próprios do Governo do Estado R$ 392 milhões em 91 cidades alagoanas. Em breve, a segunda fase levará o programa às 11 maiores cidades do estado, que têm mais de 50 mil habitantes.
As obras, executadas pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), também geram emprego e movimentam a economia local ao contratar moradores das cidades atendidas para os trabalhos, além de fortalecer todas as cadeias produtivas que fornecem os insumos.
Dessa forma, o investimento – deste que é o maior programa de pavimentação de ruas do país – ganha ainda mais relevância em um momento de dificuldades econômicas agravadas pela pandemia do novo coronavírus.