Casal vai gerenciar Canal do Sertão e contribuir para segurança hídrica
Empreendimento terá um fundo de manutenção para garantir a sustentabilidade

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) poderá ser a gestora do Canal Adutor do Sertão Alagoano, contribuindo, dessa forma, para o melhor uso da água para abastecimento humano, irrigação e outras finalidades e, assim, garantindo mais segurança hídrica. Para isso, o Governo do Estado vai encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa Estadual (ALE) que incorpora o Canal ao patrimônio da Companhia.
Caso o projeto seja aprovado, haverá a cobrança do uso da água do Canal por meio de uma política tarifária a ser implantada, por meio da criação de um fundo de manutenção, que já está previsto no PL, o qual vai dar sustentabilidade ao empreendimento.
A própria Casal, enquanto gestora, deverá contribuir para esse fundo a partir da água bruta que retirar para tratamento. Outros usuários de grandes e médios volumes também serão cobrados.
Depois de tratada, a água retirada do Canal será repassada pela Companhia para as concessionárias privadas vencedoras dos leilões de saneamento e que são responsáveis pela distribuição aos moradores, como já ocorre em outras regiões do estado.
Mesmo com a transferência do patrimônio à Casal, o Canal do Sertão continuará sob a coordenação do comitê gestor, formado pelas Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), de Infraestrutura (Seinfra) e de Agricultura e Pecuária (Seagri). Compete a esse comitê, por exemplo, definir o valor das tarifas a serem cobradas de todos os usuários que retiram água do Canal.
Últimas notícias

“Mais do que internação compulsória, precisamos de qualificação e empregos à população em situação de rua”, diz Leonardo Dias

Secretaria de Cultura divulga resultado do edital para pareceristas da Aldir Blanc

Carlos Alberto, comandante do 10º Batalhão de Palmeira fala sobre a morte de adolescente em perseguição policial

Polícia Científica lança campanha contra o assédio moral e sexual entre servidores

Tia Júlia participa de reuniões na AMA e recebe apoio do senador Renan Calheiros para Palmeira

Tia Júlia participa do lançamento da cartilha orientativa para contratação de artistas na AMA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
