Sertão

Casal vai gerenciar Canal do Sertão e contribuir para segurança hídrica

Empreendimento terá um fundo de manutenção para garantir a sustentabilidade

Por 7Segundos com Assessoria 05/07/2023 18h06
Casal vai gerenciar Canal do Sertão e contribuir para segurança hídrica
Canal do Sertão poderá ser gerido pela Casal, de acordo com Projeto encaminhado à ALE - Foto: Assessoria

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) poderá ser a gestora do Canal Adutor do Sertão Alagoano, contribuindo, dessa forma, para o melhor uso da água para abastecimento humano, irrigação e outras finalidades e, assim, garantindo mais segurança hídrica. Para isso, o Governo do Estado vai encaminhar um projeto de lei à Assembleia Legislativa Estadual (ALE) que incorpora o Canal ao patrimônio da Companhia.

Caso o projeto seja aprovado, haverá a cobrança do uso da água do Canal por meio de uma política tarifária a ser implantada, por meio da criação de um fundo de manutenção, que já está previsto no PL, o qual vai dar sustentabilidade ao empreendimento.

A própria Casal, enquanto gestora, deverá contribuir para esse fundo a partir da água bruta que retirar para tratamento. Outros usuários de grandes e médios volumes também serão cobrados.

Depois de tratada, a água retirada do Canal será repassada pela Companhia para as concessionárias privadas vencedoras dos leilões de saneamento e que são responsáveis pela distribuição aos moradores, como já ocorre em outras regiões do estado.

Mesmo com a transferência do patrimônio à Casal, o Canal do Sertão continuará sob a coordenação do comitê gestor, formado pelas Secretarias de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), de Infraestrutura (Seinfra) e de Agricultura e Pecuária (Seagri). Compete a esse comitê, por exemplo, definir o valor das tarifas a serem cobradas de todos os usuários que retiram água do Canal.