Arapiraca

Reunião sobre o plano diretor estuda revisão de área do Cinturão Verde de Arapiraca

Discussão pretende maior integração e interação entre zonas urbana e rural da cidade

Por Assessoria 02/08/2023 15h03 - Atualizado em 02/08/2023 16h04
Reunião sobre o plano diretor estuda revisão de área do Cinturão Verde de Arapiraca
Durante reunião, secretária Rosa Lira defendeu revisão da área do Cinturão Verde - Foto: Ascom

Na manhã desta quarta-feira (2), as secretarias municipais de Desenvolvimento Rural e Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, da Prefeitura de Arapiraca, estiveram reunidas para debater a reestruturação dos bairros e a valorização dos agricultores inclusos no Cinturão Verde.

De acordo com estudos preliminares da revisão do Plano Diretor, foi percebida a necessidade de reestruturação e remarcação dos bairros, visto que com o crescimento da cidade, muitos produtores rurais foram incluídos dentro do perímetro urbano de Arapiraca.

Buscando alternativas e garantias para uma agricultura sustentável, está sendo analisada uma nova formatação dessas áreas abrigadas pelo Cinturão Verde, região que engloba os bairros Batingas e Alazão e o povoado Bálsamo.

“Primeiramente gostaria de parabenizar o trabalho executado pelas equipes técnicas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente pela sensibilidade que tiveram com os produtores rurais, e lembrar que temos trabalhado arduamente para que novas conquistas cheguem ao produtor rural, como a exclusão do IPTU das áreas demarcadas como de produção agrícola, sendo o Imposto Territorial Rural (ITR) utilizado como único à sua propriedade”, apontou o secretário Genivaldo Oliveira, de Desenvolvimento Rural.

Além disso, a secretária Rosa Lira, de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, indicou que haverá, também, uma nova conversa na Lei de Abairramento para definições das diretrizes e eixos temáticos.

“Com ações colaborativas, estamos cada vez mais próximos da cidade que tanto almejamos, buscando alternativas e garantias para uma Agricultura Sustentável”, apontou a secretária.