Violência

Agosto Lilás terá programação especial no Hospital de Emergência em Arapiraca

Área Lilás do hospital acolhe pacientes de Arapiraca, outras cidades do interior de Alagoas e de outros estados do Nordeste

Por 7Segundos 04/08/2023 08h08 - Atualizado em 04/08/2023 08h08
Agosto Lilás terá programação especial no Hospital de Emergência em Arapiraca
Em duas décadas Hospital de Emergência do Agreste é referência em exames de diagnóstico - Foto: Assessoria

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, através do programa Preparando a Volta para Casa, vai realizar uma programação especial referente ao Agosto Lilás, mês que é referência para conscientização e combate à violência contra a mulher. Na segunda-feira (7), o defensor público Marcos Freire, vai proferir palestra sobre violência contra a mulher.

Em seguida, será a vez da psicóloga Yanna Albuquerque falar sobre as ações e acolhimentos da Área Lilás do HEA. As atividades serão retomadas no dia 21 de agosto com palestras da promotora de justiça Viviane Karla, titular da Promotoria da Infância e Juventude, em Arapiraca. Uma equipe do conselho tutelar de Arapiraca também vai palestrar sobre violência contra a criança e adolescente.

“É uma programação muito importante para todos. Fundamental debater, trazer explicações, conscientizar também pacientes, acompanhantes e também os próprios servidores. Nossa Área Lilás tem um atendimento multiprofissional e funciona numa área separada em relação aos demais atendimentos do Hospital de Emergência, justamente para evitar constrangimentos das vítimas de violência. Estamos sempre disponíveis para colaborar com a sociedade em nome de causas tão importantes no dia a dia”, explicou Bárbara Albuquerque, diretora-geral do HEA.

Área Lilás


A Área Lilás do HEA é referência para atendimentos a vítimas de violência na II Macrorregião de Saúde de Alagoas. A Área recebe pacientes de 46 municípios alagoanos que fazem parte das regiões Agreste, Sertão e baixo São Francisco, além de também acolher pacientes provenientes de outros estados como Bahia, Pernambuco e Sergipe.

Para o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, todas as iniciativas para reforçar o combate à violência são fundamentais, principalmente porque ela impacta na assistência à saúde. “O Governo do Estado está trabalhando no combate sistemático da violência e, como prova, temos a expansão da Área Lilás, que além do HEA, passou a funcionar também no HGE [Hospital Geral do Estado]”, salientou.