Corregedoria de Justiça pretende levar desjudicialização de processos para o interior
Intuito é encaminhar procedimentos de execução fiscal de menor valor aos cartórios de protesto e desafogar unidades judiciais

Nesta segunda-feira (07), o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJAL), Anderson Santos dos Passos, reuniu-se com o magistrado Carlos Bruno de Oliveira Ramos, da 4ª Vara Cível Fazenda Pública de Arapiraca e com o procurador Luiz Roberto Barros Farias, do mesmo município, com o objetivo de discutir estratégias que possam promover a desjudicialização de procedimentos no interior do estado.
“O intuito é que a própria Procuradoria encaminhe essas cobranças para os cartórios de protesto e não para as unidades judiciais. O ideal é que possamos firmar um convênio entre a Corregedoria e a Prefeitura de Arapiraca, para que isso seja institucionalizado”, comentou o juiz Anderson Passos.
O juiz Carlos Bruno afirmou que a interiorização da desjudicialização de processos vai desafogar as varas judiciais do interior, principalmente no que se refere aos processos de menor complexidade, sejam eles de execução fiscal ou saúde.
“A 4ª Vara de Arapiraca, da qual sou titular, tem execução fiscal, mas também tem outras demandas de saúde, de segurança e outras mais complexas. Nesses últimos dois meses, eu tenho monitorado a entrada de processos de execuções fiscais, que foram mais de mil. Isso aí, na verdade, muda completamente a rotina da Vara e prejudica o andamento dos outros processos”, disse.
Outras reuniões serão realizadas para a confecção de termo institucional e a expectativa é que Arapiraca seja a primeira comarca a receber o projeto de desjudicialização no interior de Alagoas.
Últimas notícias

Secretaria da Saúde divulga resultado preliminar do PET-Saúde Digital

Homem vai parar na delegacia após perturbar vizinhos com som alto na madrugada em Jacuípe

Homem sob suspeita de efeito de drogas é preso por ameaçar mulher no Benedito Bentes

Motorista embriagado é preso após derrubar muro de residência na cidade de Messias

Seis casos envolvendo tráfico de drogas são registrados em 24 horas na Região Metropolitana de Maceió

PM prende homem em flagrante traficando drogas no Centro de Palmeira dos Índios
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
