[Vídeo] Jogo Didático que fala da história de Arapiraca é atração no Festival de Invenções e Criatividade
O jogo foi idealizado a patir do livro Andrezinho e a árvore mágica das araras
O jogo literário “Andrezinho vai ao bosque”, criado por professores da rede municipal de ensino de Arapiraca é atração no Festival de Invenções e Criatividade de Alagoas (FIC), em Maceió.
O trabalho está sendo apresentado no festival pelo Núcleo de Formação Continuada da Semede de Arapiraca, coordenado pelo Prof. Bruno Barros e as formadoras: Delma Maria da Silva, Elaine Daniela Ferreira da Silva,Patricia dos Santos Moura Cavalcante e Thammy Cristina de Oliveira Nascimento.
O coordenador do Núcleo afirma que este trabalho surgiu a partir do planejamento para a formação continuada de professores do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Arapiraca, com o objetivo inicial de trabalhar o tema central do ano letivo de 2023- Territórios Educativos e Cultura Popular Arapiraquense.
"O jogo Andrezinho vai ao Bosque" é uma ferramenta que traz de forma interativa, a oportunidade para que os professores contemplem qualquer componente curricular de forma lúdica e criativa. A intencionalidade principal do jogo é fazer com que o aluno consolide o conhecimento acerca de qualquer conteúdo de forma interdisciplinar", afirmou Bruno Barros.
Idealizado a partir do livro infantil “Andrezinho e a árvore mágica das araras”, lançado em 2021 pelo jornalista Davi Salsa e pela psicopedagoga Fabiana Salsa, o jogo foi idealizado e produzido pelos professores: Jânio Nunes dos Santos, Patrícia dos Santos Moura Cavalcante e Thammy Cristina de Oliveira Nascimento.

Livro
O livro “Andrezinho e a árvore mágica das araras” é o primeiro do gênero que conta, de forma lúdica, a história de Arapiraca para as crianças.
Em um passeio com o seu cavalo Estrela Radiosa, o menino Andrezinho encontra duas araras falantes: Arari e Piracá. As araras vivem em uma grande árvore que deu origem ao lugar, com suas terras férteis e banhadas por um riacho onde vivem muitos peixes e outros animais.
No passeio, o menino imagina o lugar como uma cidade do futuro, com escolas, bibliotecas, praças, igrejas, estádio de futebol, entre outros monumentos históricos e atuais da cidade.
Conhecimentos e integração
O festival de invenções foi aberto oficialmente na quarta-feira (9), no Ginásio Lauthenay Perdigão, e faz parte do Encontro Estudantil de Ensino de Alagoas, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc).
A mostra segue até a próxima sexta (11), com a integração de mais de mil estudantes que apresentam trabalhos nas áreas da ciência, arte e cultura.
O FIC é uma celebração da inventividade e criatividade com exposição interativa das atividades e projetos. O grande diferencial é a oportunidade ‘mão na massa’, em que os visitantes interagem com a atividade realizada, manipulando, testando ou reproduzindo os experimentos.

Últimas notícias
Pedal Arapiraca e outros eventos esportivos mobilizarão o Clube do Servidor no fim de semana
DMTT alerta para uso correto das vagas especiais de estacionamento em Maceió
Alagoas teve mais de R$ 128 milhões em dívidas quitadas pela União em 2025
Toffoli manda soltar investigados da Operação Rejeito e assume supervisão do caso no STF
Protesto em supermercado de Maceió termina com denúncias de truculência policial
Irmãos peruanos são resgatados de trabalho análogo à escravidão em restaurante na Praia do Francês
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
