Cultura

[Vídeo] Arapiraca lança 36 novas obras literárias na Bienal Internacional do Livro de Alagoas

Lançamentos de escritores arapiraquenses serão nos dias 14, 15 e 17

Por 7Segundos 14/08/2023 14h02 - Atualizado em 14/08/2023 14h02
[Vídeo] Arapiraca lança 36 novas obras literárias na Bienal Internacional do Livro de Alagoas
Escritora arapiraquense Carla Emanuelle mostra os livros que serão lançados na Bienal de Alagoas - Foto: Fábio Lopes / 7Segundos

O mercado literário de Arapiraca é efervescente. A prova disto será o lançamento de 36 novas obras de escritores da terra de Manoel André na 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas 2023, que acontecerá de 11 a 20 deste mês no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, o Centro de Convenções, no bairro Jaraguá, em Maceió. Entrada gratuita em toda programação.

A presidente da Academia Arapiraquense de Letras e Artes (ACALA) e da União Brasileira de Escritores (UBE), núcleo Arapiraca, Carla Emanuelle Messias de Farias Costa, em entrevista ao portal 7Segundos, ressaltou a presença de Arapiraca em um dos eventos mais importantes do estado para o destaque da literatura local, estadual e nacional.

“Vamos participar da Bienal Internacional do Livro de Alagoas depois de três anos sem a realização deste evento, devido à pandemia da Covid-19, que é a maior vitrine literária do nosso estado com 36 novas obras de escritores arapiraquenses e que nos orgulha muito termos essa produção literária em nossa cidade”, afirmou Carla Emanuelle de Farias.

A escritora arapiraquense, autora de dezenas de livros, também irá lançar na Bienal do Livro de Maceió seis livros e uma antologia, juntamente com os demais autores da capital do Agreste, nos dias 14, 15 e 17 deste mês.

Os 36 livros que irão representar Arapiraca são todos frutos da Editoria Performance, a qual Carla Emanuelle é diretora executiva.

“A Performance tem incentivado a literatura em Arapiraca e impulsionado o mercado editorial na cidade com a publicação de obras de escritores locais, fortalecendo o hábito da escrita e da leitura em nossa terra”, declarou Carla Emanuelle.

Literatura arapiraquense


Além das demais obras e escritores que participarão do evento, a presidente da ACALA vai divulgar os livros “Coletânea de Produções Literárias” dos alunos da Escola Estadual Integral Professora Izaura Antôniia de Lisboa (Epial), “Alagoas em Evidência do Litoral ao Sertão”, que conta a história e a cultura dos 102 municípios alagoanos, a “II Antologia dos Escritores Extraordinários”, publicação com trabalhos de vários escritores arapiraquenses.

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas também vai conhecer o trabalho das “Práticas Exitosas nas Formações Continuadas” de professores de Linguagens da Rede Municipal de Arapiraca, como também os livros infantis “O Menino Kevin e Você”, numa aventura de valorização da família e a “Vaca Estrela – Uma Vaquinha Extraordinária”.

Mas, não só de lançamentos de livros será a Bienal de Alagoas, em Maceió. Por lá irão acontecer muito mais como mesas-redondas, palestras, oficinas e tantas outras atrações para o deleite do público ávido pela arte da literatura.

Veja, abaixo, a entrevista da escritora Carla Emanuelle ao portal 7 Segundos:

Confira mais detalhes da programação no site: https://bienaldealagoas.com.br... . Todas as atrações estão disponíveis, separadamente, por seus dias e horários respectivamente.

Sobre a Bienal

A 10ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas é uma realização da Universidade Federal de Alagoas e do Governo de Alagoas, com apoio da Fundação Universitária de Desenvolvimento de Extensão e Pesquisa (Fundepes) e Sebrae. Sob a coordenação da professora Sheila Maluf, o evento tem ainda apoio do Sesc, Natura e Instituto Natura, Hotel Ponta Verde, Empresa Junior de Arquitetura e Engenharia Civil (Ejec) e outras instituições.

Veja as novidades da Bienal também nas redes sociais do evento: @bienaldealagoas no Instagram, Twitter e Facebook.