Competição esportiva reunirá escolas de várias cidades do Interior de Alagoas
Programa de competição prevê a realização de sete modalidades

O JEI – Jogos da Escolas do Interior será realizado no período de setembro a novembro de 2023 em várias cidades do Interior de Alagoas, reunindo escolas públicas e particulares. A iniciativa visa fomentar e desenvolver o esporte escolar no Interior de Alagoas. O programa de competições prevê a realização das modalidades Futsal, Handebol, Basquete, Voleibol, Atletismo, Judô e Xadrez, podendo ser ampliado a depender da demanda de solicitação de inscrições de outras modalidades.
De acordo com a organização, a competição será descentralizada, onde as cidades poderão solicitar o sediamento de modalidades e categorias, sendo levado em consideração o número de inscritos, logística e instalações adequadas para a realização da modalidade/categoria e estrutura oferecida. Com isso, há a possibilidade de mais equipes inscritas e menor custo de participação com deslocamento das equipes.
Atualmente em Alagoas, apenas o JEAL – Jogos Estudantis de Alagoas - contempla escolas do interior do estado, porém de uma forma regionalizada em sua primeira fase, limitando à área de cada GEE, reunindo apenas os campeões de cada regional na fase final. Segundo o professor Jerfferson Tiago, “O JEAL é uma excelente competição, porém jogamos todos os anos com as mesmas equipes na fase municipal e regional. Com a realização do JEI, teremos a oportunidade de fazer o intercâmbio com escolas de várias cidades desde a primeira fase, já que os grupos serão direcionados para que as escolas da mesma cidade estejam em grupos diferentes. Isso vai gerar uma melhoria do nível técnico das equipes escolares”, concluiu Jerfferson, que é professor da Escola Santa Esmeralda, destaque no esporte escolar em Arapiraca.
Ainda sobre o desenvolvimento do esporte escolar no Interior de Alagoas, o professor Bruno Nonato destaca que “as competições escolares no interior do estado contemplam, nas poucas cidades que realizam, apenas a comunidade escolar local e em muitas cidades, o número de equipes é reduzido. Na capital, além do número maior de escolas que incentivam a prática esportiva, há várias competições em que as escolas participam e com isso conseguem evoluir mais facilmente. Em muitas situações, temos que participar de competições abertas para que tenhamos a oportunidade de colocar nossas equipes em atividade”, concluiu Bruno Nonato, técnico campeão do JEAL 2023 com a equipe de voleibol infantil masculino da Escola Municipal Mirta Correia de Quebrangulo
Para participar da competição, os alunos deverão estar regularmente matriculados nas respectivas instituições de ensino desde o início do segundo bimestre e com frequência regular. Toda a documentação deverá ser preenchida e assinada pela direção de cada escola, atestando a veracidade das informações que poderão ser averiguadas a qualquer momento pela organização da competição.
Em muitas cidades, o esporte escolar tem apresentado redução no número de praticantes e de equipes formadas para as competições. Falta de investimentos por parte das instituições de ensino e do poder público na realização de jogos escolares das cidades, número reduzido de competições destinadas às equipes escolares, pandemia e novas opções de entretenimento têm sido apontadas por vários professores como fatores geradores dessa redução. O professor Luciano Carlos da cidade de Teotônio Vilela disse que “É frustrante para os alunos treinarem o ano inteiro para participar de apenas uma competição escolar por ano, já que em muitas situações, há apenas uma equipe na cidade de uma determinada modalidade ou categoria, o que inviabiliza até mesmo a realização de amistosos para a preparação para o JEAL.” Luciano já foi campeão da Taça Brasil sub 15 feminina com a escola Jesus Bom Pastor, o que mostra a força do esporte escolar no Interior de Alagoas.
Nos próximos dias, a organização da competição se reunirá com os professores que já realizaram a pré-inscrição e com os que estão viabilizando as inscrições. No momento, serão dirimidas as demais dúvidas e provavelmente haverá o anúncio das primeiras sedes da competição. Palmeira dos Índios, Penedo, São Miguel dos Campos, Quebrangulo e Arapiraca já confirmaram o interesse em sediar etapas da competição. Várias entidades estarão colaborando para que a realização da competição seja um sucesso. As escolas e professores que desejarem participar da competição devem entrar em contato através do WhatsApp (82) 98145-5515.
Últimas notícias

Acidente grave é registrado na noite desta quinta-feira (15), em Palmeira dos Índios

Colisão entre moto e carro deixa vítima ferida na rodovia AL-220, em Arapiraca

Mulher é presa por tentar matar o companheiro no município de Igreja Nova

Homem que teria matado o próprio filho espancado é encontrado morto em Coruripe

Estudantes de Medicina da Ufal visitam Núcleo de Epidemiologia do HEA

Vídeo mostra mulher pedindo socorro após ser esfaqueada na Uneal, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
