Secretaria de Saúde de Arapiraca confirma morte de criança com suspeita de meningite
A criança de 4 anos foi encaminhada à UPA no domingo apresentando febre, diarreia, vômitos e dor abdominal; quadro se agravou e ela faleceu após um crise convulsiva
A Secretaria de Saúde de Arapiraca informou que uma criança de 4 anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, com suspeita de meningite.
Segundo as informações, a criança foi encaminhada à UPA no último domingo apresentando febre, diarreia, vômitos e dor abdominal. O quadro se agravou e ela faleceu aproximadamente quatro horas depois, após uma crise convulsiva.
De acordo com a secretaria todas as medidas cabíveis foram tomadas em relação ao caso, juntamente com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesau) e a Secretaria Municipal de Educação.
Confira a nota :
COMUNICADO
A Secretaria de Saúde de Arapiraca comunica o óbito de uma criança de 4 anos de idade, sendo considerado um caso suspeito de doença meningocócica.
A criança deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento Noel Macedo, neste domingo (20), com febre, vômitos, diarréia e dor abdominal, evoluindo com crise convulsiva e óbito em cerca de 4 horas.
Tendo conhecimento de que se trata de um caso suspeito, o órgão reforça que já foram tomadas todas as medidas cabíveis em conjunto com a Secretaria de Estado da Saúde e apoio da Secretaria Municipal de Educação.
A secretaria informa que a Rede de Atenção Primária e a Rede de Urgência e Emergência do município também receberam as devidas orientações para prestar assistência seguindo o protocolo.
A Secretaria de Saúde tomou a frente dessa situação, uma vez que há a suspeita de meningite. O Centro de Educação Infantil Boa Vista retornou com as atividades normais, seguindo as normas da própria SMS e órgãos competentes. Às 16h, haverá uma nova reunião, na própria creche, com os pais e/ou responsáveis pelos alunos e alunas.
O procedimento adotado pela Saúde para tratar do caso é medicar todas as pessoas que tiveram contato direto com a criança por em média 4 horas nos últimos 5 a 7 dias antes do aparecimento dos sintomas.
Nós inclusive já começamos a realizar essas medicações, via quimioprofilaxia, ontem mesmo nas crianças da sala dele, na professora e também em alguns membros da família.
De acordo com a secretaria, a criança foi submetida a um exame para confirmar a doença, mas só terão a confirmação em cerca de 15 dias.
Últimas notícias
Deputados Leonam e Fernando Pereira votam contra aumento do ICMS em Alagoas
Moraes concede prisão domiciliar humanitária a Augusto Heleno
ALE aprova 14º salário para servidores da Educação em Alagoas
Capotamento deixa dois feridos no distrito Cana Brava, em São Sebastião
Leonardo Dias cobra aplicação de lei após pichação da Associação Comercial
Ações da Havaianas caem na bolsa em meio à polêmica política
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
