Penedo realiza capacitação para aumentar rede de apoio às mulheres vítimas de violência
O evento realizado nesta terça-feira, 22, no Theatro Sete de Setembro
O Agosto Lilás é o mês da prevenção e do enfrentamento à violência contra as mulheres. Como forma de fortalecer políticas públicas de apoio às vítimas, a Prefeitura de Penedo, o Governo de Alagoas e a Rede de Atenção às Violências (RAV) realizaram uma capacitação por um mundo mais justo e sem violência.
O evento realizado nesta terça-feira, 22, no Theatro Sete de Setembro, contou com a participação dos servidores das Secretarias Municipais de Saúde, Educação, Assistência Social e da Mulher, além do Conselho Tutelar e da Polícia Militar, esta representada pela equipe da Ronda Maria da Penha.

“Com vários relatos aqui hoje, nós percebemos o quanto é difícil ser mulher, seja dentro de casa, no trabalho ou na rua. Por isso temos que começar a nos organizar como rede de apoio. Penedo nunca teve tanta representatividade como tem hoje. Hoje temos a Secretaria da Mulher, Ronda Maria da Penha, temos Secretária de Saúde e de Assistência Social, Secretária de Infraestrutura, que sempre foi um cargo masculino. Nós temos essa obrigação de ajudar e notificar os casos”, disse a Secretária Municipal de Saúde, Waninna Mendonça, destacando a paridade de gênero no primeiro escalão do governo Ronaldo Lopes/João Lucas.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), por meio da Rede de Atenção às Violências (RAV), garante assistência em saúde para as alagoanas acometidas por violência sexual e doméstica.

A capacitação trouxe informações importantes para acolhimentos e identificação das vítimas nas diferentes secretarias e setores que fazem parte da rede que pode oferecer apoio as mulheres vítimas de violência.
“Penedo é o 5° município de Alagoas que tem mais registro de violência contra a mulher, de acordo com os boletins de ocorrências. Eu quero que no próximo ano, Penedo saia dessa posição no ranking. Mudar a cultura não é fácil, mas precisamos mudar esse contexto. Não é parar de notificar, as notificações estão acontecendo, mas é preciso dialogar mais e orientar as vítimas, além de oferecer apoio. Somos rede, questão da violência é de todos nós”, disse a assessora especial da RAV, Milene Mendes.
Para a Secretária Municipal da Mulheres, Mariana Barbosa, o aumento das denúncias é um dado positivo, pois significa que as mulheres não estão ficando mais caladas.
“É uma luta grande, nossos dados são altos e as denúncias estão aumentando. Porém, isso nos alegra um pouco porque se as mulheres estão denunciando, significa que a nossa rede de apoio está dando certo. De alguma forma elas estão se sentindo seguras para denunciar. Mas essa discussão não deve ficar resumida aqui, temos que ampliar as palestras e as discussões. E espero que todos nós nos unamos para alcançar o máximo de mulheres possíveis”, disse a Secretária Municipal da Mulher, pasta instituída na administração municipal durante a gestão Ronaldo Lopes/João Lucas.
Últimas notícias
Deputada Gabi Gonçalves entrega diversos presentes para as crianças sorteadas em Rio Largo
Segurança Cidadã lança edital para credenciamento de ambulantes do Massayó Verão 2026
Ações policiais deflagradas no Sertão de Alagoas resultam na apreensão de armas de fogo e drogas
Idoso é agredido pelo próprio neto na zona rural de Matriz de Camaragibe
Defesa Civil de Maceió divulga recomendações e alertas para altas temperaturas
Arthur Lira ressalta trabalho de pastor José Orisvaldo 10 anos à frente da Assembleia de Deus
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
