Em pouco mais de um mês, projeto Leitura na Praça alcança mais de 200 crianças e jovens
Iniciativa da Prefeitura de Arapiraca está levando as riquezas literárias da Biblioteca Municipal ao Centro e se consolidando no calendário cultural da cidade

A Biblioteca Municipal Professor Pedro França Reis detém um rico acervo literário com mais de 20 mil títulos, e os servidores do equipamento cultural mantido pela Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Cultua, Lazer e Juventude, realizam diversas atividades de incentivo à educação patrimonial, leitura e escrita.
Mas para alcançar um público ainda maior, toda essa riqueza foi levada ao ar livre, para os arapiraquenses que transitam pelo Centro de Arapiraca às quintas-feiras, com o projeto chamado “Leitura na Praça”. A primeira ação aconteceu no dia 12 de julho, e encantou os participantes desde o início, com as rodas de conversa, leitura, apresentação de livros dos mais variados gêneros e atividades lúdicas com referências à história, cultura e pontos turísticos de Arapiraca.
O projeto já realizou seis edições, e vem se consolidando no calendário da cidade e conquistando um público cativo. “O projeto leitura na praça surgiu com a ideia de aproximar a leitura da comunidade. Aquele pai e mãe que está passando na rua e vê a atividade e os livros, pode trazer a criança que a equipe da biblioteca, os mediadores de leitura, leem, pintam, contam histórias, entre outras ações […] Muitos pais informaram para equipe da biblioteca que as crianças já ficam ansiosas pela quinta-feira, dia em que o projeto acontece na praça”, explica o diretor da Casa da Cultura, John Elvis.
Ele ressalta que o projeto tem um cunho político e cidadão, visto que nasceu a partir de dados alarmantes que colocam o Brasil em uma posição não muito satisfatória no ranking de leitores. Somado à leitura, a equipe promove um trabalho de educação patrimonial onde divulgamos os patrimônios culturais de Arapiraca, permitindo aos cidadãos o acesso à sua história e identidade, promovendo o sentimento de pertencimento em todos.
Para a secretária municipal de Cultura, Lazer e Juventude, Marília Albuquerque, o Leitura na Praça tem uma importância fundamental para romper o espaço físico e chamar atenção da população para o que a Biblioteca e a Casa da Cultura têm a oferecer. “Hoje em dia compreendemos a biblioteca não apenas como um espaço físico, a biblioteca é a sala de estar da comunidade, e nesse sentido as ações de fomento à leitura transcende o espaço físico da Casa da Cultura”, afirmou.
Últimas notícias

AGU quer apuração de movimentações financeiras antes do tarifaço

Idoso de 63 anos fica ferido após cair de moto em Jacaré dos Homens

Eduardo Bolsonaro ameaça Moraes e diz que vai tirá-lo do STF

Idoso de 88 anos desaparece no Santo Eduardo; família pede ajuda

Eduardo Bolsonaro descarta renunciar ao mandato na Câmara; licença termina neste domingo

Homem tem motocicleta roubada no bairro do Farol e é forçado a ajudar ladrão
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
