Olhar integral para a primeira infância é tema de seminário promovido pela prefeitura em Arapiraca
Um olhar integral para as nossas crianças e adolescentes, em especial para meninos e meninas de zero a seis anos e para as gestantes arapiraquenses.
É dessa forma, que a gestão do prefeito Luciano Barbosa, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, tem desenvolvido ações fundamentais para uma sociedade melhor, através da primeira infância.
Nesta quinta-feira (31), a Prefeitura de Arapiraca realizou, no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o seminário da Primeira Infância, reunindo os principais atores que articulam as políticas públicas do município, como a Assistência Social, a Saúde e a Educação.
“Quando eu falo de forma integral, eu penso no ser humano como um todo. Então, é a saúde, é a educação, é a assistência social e suas equipes voltadas ao fortalecimento da criança no seu desenvolvimento pleno. Então, além disso, fortalece essas ações integradas e dissemina de forma ampla pros nossos gestores a importância de investimentos nesse seguimento populacional”, apontou a secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Fabrícia Galindo.
De acordo com a secretária, nesses últimos dois anos, diversas ações foram significativas para o desenvolvimento dessas ações dentro do município, dentre elas, os espaços da primeira infância que foram construídos nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).
“Uma outra coisa que eu gostaria de citar é o ganho que a resolução 117/2023 deu em transformar o Programa Criança Feliz em Serviço, e quando a gente estuda a política nacional de assistência social e a percebemos que um serviço incorporado tem uma conotação maior, e que a equipe do CRAS, que é a porta de entrada da política pública de assistência, vai estar integrada ao serviço da primeira infância no SUAS com outra nomenclatura, mas assim com a garantia de continuidade”, finalizou Galindo.
O seminário contou ainda com a presença da coordenadora do Programa Criança Feliz, Marina Maria, do presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Wlademar Radamés, a promotora de Justiça da Infância e da Juventude, Viviane Araújo, as multiplicadoras estaduais do Programa Primeira Infância no Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Pauline Albuquerque e Fernanda Xavier e a cuidadora e mãe da Helena, Simone.
Confira como foi a programação:
– Mesa de Abertura do Agosto da Primeira Infância – o brincar vem de berço;– Palestra com Gineide Castro – A importância do brincar na primeira infância;– Palestra com Lousany Caires – O desenvolvimento infantil; e– Palestra com Marina Maria – A experiência do PCF em Arapiraca.
Últimas notícias
Polícia Militar prende dois suspeitos por tráfico de drogas em Joaquim Gomes
Paciente psiquiátrico é encontrado em área de mata no município de Pilar
Prefeitura de Arapiraca altera horário da coleta de lixo na véspera de Natal
Alagoas Sem Fome e SEDH fazem doações de alimentos a povos de Matriz Africana
Caio Bebeto propõe lei para acabar com cobrança indevida "de ar" na conta de água em Maceió
Rateio histórico valoriza profissionais da educação em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
