Hospital de Emergência do Agreste terá programação especial do Setembro Amarelo
A equipe multiprofissional, coordenada pela psicóloga Mônica Leal, preparou uma programação especial para levar mais explicações sobre as causas de suicídios
Você não está sozinho! É com este tema que o programa Preparando a Volta para Casa vai realizar uma série de palestras sobre o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. O programa é realizado pelo Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, em parceria com o Campus Arapiraca da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
A equipe multiprofissional, coordenada pela psicóloga Mônica Leal, preparou uma programação especial para levar mais explicações sobre as causas de suicídios. “O HEA é referência para o atendimento a pessoas que tentam tirar a própria vida. Por isso, vamos realizar esta programação voltada para a conscientização em relação ao suicídio”, ressaltou a profissional.
Na próxima segunda-feira (4), a psicóloga Maria Helena Pereira Arruda, que atua no Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Nise da Silveira, vai proferir palestra sobre Prevenção ao Suicídio. A ação, que será realizada nas Enfermarias do HEA, vai ocorrer às 14h.Em seguida, o tema será tratado por Eduardo Augusto de Almeida, psicoterapeuta clínico e especialista em psicologia social. Ele atua com atuação profissional no Lar Semear e Nova Vida, em Arapiraca, além do Divino Pastoreio, em Feira Grande.
No dia 18 de setembro, o tema trabalhado será Drogas e Transtornos Mentais, a partir das 14h. Na oportunidade, o presidente dos Alcoólicos Anônimos (AA) de Arapiraca, Luís Dimas, vai desenvolver e contar histórias reais sobre o assunto para o público formado por pacientes, acompanhantes e servidores presentes nas Enfermarias do HEA. O encerramento da programação especial do Setembro Amarelo será com a participação da psicóloga Mônika Maciel de Araújo, responsável técnica pela comunidade acolhedora Casa Dona Paula, em Arapiraca.
Segundo a diretora-geral do HEA, Bárbara Albuquerque, o Programa Preparando a Volta para Casa está sempre de olho nestes temas que fazem parte do nosso dia a dia de acolhimentos. Para a gestora do maior hospital público do interior do Estado, a ideia é tirar dúvidas e trazer luz a assuntos polêmicos que precisam ser abordados para evitar que novos casos surjam em nossa sociedade.
“Quanto mais informação pudermos levar aos pacientes, acompanhantes e aos nossos servidores, podemos ajudar a salvar vidas. Tornar esse assunto confortável para as pessoas, para que possam procurar ajuda, como diz o tema principal, é fundamental”, declarou Bárbara Albuquerque.
Entusiasta do incentivo às ações de conscientização contra o suicídio, o secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que o HEA desenvolve um trabalho essencial. “Levar às Enfermarias da unidade hospitalar especialistas que ressaltem sobre a prevenção do suicídio é uma ação fundamental e que mostra mais uma ação de humanização para pacientes, acompanhantes e servidores”, ressaltou o gestor da saúde estadual.
Últimas notícias
Polícia Militar prende dois suspeitos por tráfico de drogas em Joaquim Gomes
Paciente psiquiátrico é encontrado em área de mata no município de Pilar
Prefeitura de Arapiraca altera horário da coleta de lixo na véspera de Natal
Alagoas Sem Fome e SEDH fazem doações de alimentos a povos de Matriz Africana
Caio Bebeto propõe lei para acabar com cobrança indevida "de ar" na conta de água em Maceió
Rateio histórico valoriza profissionais da educação em Porto Real do Colégio
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
