[Vídeo] Advogado alagoano explica pedido de recuperação judicial da 123 Milhas
Confira o vídeo!
![[Vídeo] Advogado alagoano explica pedido de recuperação judicial da 123 Milhas](https://img.7segundos.com.br/o0hj5autvwnfSUOZoAil6xil2u0=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/dbe3baba-13df-4a9a-8845-3303d4cf02ca.jpg)
A recente suspensão das emissões de bilhetes da 123 Milhas, uma das principais empresas do ramo de viagens promocionais do país, deixou muitos cidadãos confusos. A surpresa aumentou quando a empresa ingressou com um pedido de Recuperação Judicial na última terça-feira, dia 29 de agosto. Para esclarecer essa complexa situação, o Portal 7Segundos conversou com o advogado especialista em Direito Empresarial, Lucas Barbosa. Confira:
"Em primeiro lugar, é preciso compreender o que é a recuperação judicial", afirma Lucas Barbosa, que é representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no Conselho de Vogais da Junta Comercial de Alagoas. Segundo ele, o mecanismo está previsto na Lei nº 11.101/2005, que pode ser utilizado por empresas em crise econômico-financeira para superar essa dificuldade. O objetivo é manter a produção de bens e serviços, a manutenção dos empregos e os interesses dos credores.
Barbosa explica que o processo começa com o pedido de recuperação. O juiz analisa se os requisitos estão preenchidos e, se sim, inicia-se a fase administrativa. Nessa etapa, um Administrador Judicial é nomeado para verificar os créditos, fiscalizar as atividades da empresa devedora e conduzir a Assembleia Geral de Credores, que decide sobre a aprovação do Plano de Recuperação Judicial.
Uma das principais consequências do pedido de recuperação judicial é a suspensão de todas as ações e execuções contra a empresa. "Isso significa que processos movidos por consumidores lesados, assim como medidas como penhoras, ficam suspensas por 180 dias", ressalta o advogado.
Essa suspensão visa garantir que credores não sejam beneficiados em detrimento de outros. "Os consumidores que buscaram ações judiciais terão seus processos paralisados por pelo menos seis meses após a aprovação do processamento da recuperação judicial da 123 Milhas", enfatiza Barbosa.
O advogado destaca, ainda, a importância de compreender a classificação dos créditos nesse contexto. Ele explica que os créditos trabalhistas têm prioridade, seguidos pelos créditos com garantia real e os créditos quirografários, que abrangem os derivados da suspensão da emissão de passagens compradas.
"Nesse contexto, é vital que os consumidores prejudicados pela suspensão das passagens procurem habilitar seus direitos de crédito perante a 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte, responsável pelo processo de recuperação", diz Barbosa. Ele enfatiza a necessidade de contar com a assessoria de um advogado para assegurar a defesa dos interesses dos consumidores e evitar a perda de seus créditos.
Últimas notícias

Moradores se revoltam com sequestro de recém-nascida e bloqueiam BR-101, em Novo Lino

WhatsApp caiu? Usuários relatam problemas no aplicativo; entenda

Prefeitura de Maceió amplia combate ao descarte irregular de lixo com sete Ecopontos

Homem contesta paternidade de filho com garota de programa em Arapiraca

Suspeitos de tráfico de drogas são presos durante ações da PM em Maceió e Murici

Maceió oferece fisioterapia pélvica pelo SUS pela primeira vez no Pam Salgadinho
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
