[Vídeo] Advogado alagoano explica pedido de recuperação judicial da 123 Milhas
Confira o vídeo!
![[Vídeo] Advogado alagoano explica pedido de recuperação judicial da 123 Milhas](https://img.7segundos.com.br/o0hj5autvwnfSUOZoAil6xil2u0=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/dbe3baba-13df-4a9a-8845-3303d4cf02ca.jpg)
A recente suspensão das emissões de bilhetes da 123 Milhas, uma das principais empresas do ramo de viagens promocionais do país, deixou muitos cidadãos confusos. A surpresa aumentou quando a empresa ingressou com um pedido de Recuperação Judicial na última terça-feira, dia 29 de agosto. Para esclarecer essa complexa situação, o Portal 7Segundos conversou com o advogado especialista em Direito Empresarial, Lucas Barbosa. Confira:
"Em primeiro lugar, é preciso compreender o que é a recuperação judicial", afirma Lucas Barbosa, que é representante do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior no Conselho de Vogais da Junta Comercial de Alagoas. Segundo ele, o mecanismo está previsto na Lei nº 11.101/2005, que pode ser utilizado por empresas em crise econômico-financeira para superar essa dificuldade. O objetivo é manter a produção de bens e serviços, a manutenção dos empregos e os interesses dos credores.
Barbosa explica que o processo começa com o pedido de recuperação. O juiz analisa se os requisitos estão preenchidos e, se sim, inicia-se a fase administrativa. Nessa etapa, um Administrador Judicial é nomeado para verificar os créditos, fiscalizar as atividades da empresa devedora e conduzir a Assembleia Geral de Credores, que decide sobre a aprovação do Plano de Recuperação Judicial.
Uma das principais consequências do pedido de recuperação judicial é a suspensão de todas as ações e execuções contra a empresa. "Isso significa que processos movidos por consumidores lesados, assim como medidas como penhoras, ficam suspensas por 180 dias", ressalta o advogado.
Essa suspensão visa garantir que credores não sejam beneficiados em detrimento de outros. "Os consumidores que buscaram ações judiciais terão seus processos paralisados por pelo menos seis meses após a aprovação do processamento da recuperação judicial da 123 Milhas", enfatiza Barbosa.
O advogado destaca, ainda, a importância de compreender a classificação dos créditos nesse contexto. Ele explica que os créditos trabalhistas têm prioridade, seguidos pelos créditos com garantia real e os créditos quirografários, que abrangem os derivados da suspensão da emissão de passagens compradas.
"Nesse contexto, é vital que os consumidores prejudicados pela suspensão das passagens procurem habilitar seus direitos de crédito perante a 1ª Vara Empresarial de Belo Horizonte, responsável pelo processo de recuperação", diz Barbosa. Ele enfatiza a necessidade de contar com a assessoria de um advogado para assegurar a defesa dos interesses dos consumidores e evitar a perda de seus créditos.
Últimas notícias

Confronto policial deixa suspeito morto e outro ferido após invasão a supermercado em Taquarana

Prefeita Márcia Cavalcante prepara grande festa para o Dia das Crianças neste domingo

Projeto Cultura Aqui Acolá no Mercado Público deste sábado terá programação infantil

Perícia que vai apurar causa de incêndio em fábrica de plásticos tem prazo de até 60 dias

DMTT participa de Curso de Gestão de Crises nas Cidades

Maré de Rica inova e cria o seu próprio sorvete: o “Sorvete da Rica” promete agitar o sábado em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca

Alvim critica 'Democracia em Vertigem': "Ficção da esquerda"
