Arapiraca conta com programação de conscientização sobre suicídio
Prefeitura também oferece rede de apoio para quem precisa ser ouvido
A campanha do Setembro Amarelo tem como objetivo priorizar debates sobre o suicídio e tratá-lo como um importante tema de saúde pública. Em Arapiraca, por meio das secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento Social, quem precisa de atenção e cuidados com a saúde mental pode conseguir através da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS).
O município oferece assistência através dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), das Unidades Básicas de Saúde e o Ambulatório de Saúde Mental, que presta atendimento ambulatorial de psiquiatria e psicologia através de agendamento nas UBS. Os CAPS contam equipes multiprofissionais de médico, psicólogo, assistente social, enfermeiro, técnicos de enfermagem, educador físico, farmacêutico, terapeuta ocupacional e assistentes administrativos.
Com o tema “Se precisar, peça ajuda!”, a campanha deste mês vem com o objetivo de promover uma reflexão sobre o tema. Ela também reforçar que o acompanhamento por parte dos serviços públicos de saúde e assistência é fundamental para fazer a diferença na vida de quem só quer ser ouvido e acolhido.
Confira a programação completa:
15/09 - das 15h às 17hMobilização no Bosque das Arapiraca junto ao Conselho Regional de Psicologia (CRP) e o Centro de Amor à Vida (CAVIDA).
20/09 pela Manhã: Ação de conscientização no CAPS Nise da Silveira / Noite: Palestra sobre a Rede de Atenção Psicossocial para Prevenção do Suicídio em Arapiraca, no I Congresso Lasma – Liga Acadêmica de Saúde Mental do Agreste
21/09 - Participação no Fórum Estadual de Prevenção e Posvenção do Suicídio, em Maceió
22/09 pela manhã - Mobilização no Centro Administrativo, percorrendo as Secretarias Municipais, com o objetivo de ampliar a visibilidade do tema, além de apoio e incentivo aos servidores e demais pessoas que circulam no local.
26/09 às 9h - Ação no CAPS AD com caminhada até a Área Verde e realização atividades físicas
27/09 às 15h - Momento de integração da Superintendência da Atenção à Saúde (SAS), em alusão à campanha, no Bosque das Arapiracas
29/09 das 11h às 13hEncerramento do Setembro Amarelo no Arapiraca Garden Shopping em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social.
Procure ajuda
Transtornos psiquiátricos, estresse, experiências traumáticas, histórico familiar e até uma perda de emprego podem ser motivos que levam uma pessoa a desenvolver depressão e ansiedade, o que pode levar ao suicídio. Este é um problema que, além de ser questão de saúde, abrange diversos aspectos, de socioeconômicos a culturais.
Para a secretária Jackelline Barbosa, a prevenção ao suicídio é uma responsabilidade compartilhada. “Família e amigos devem se educar sobre sinais de alerta comuns, como mudança drástica de comportamento ou isolamento social, mas também é importante se comunicar de forma empática, evitando julgar ou minimizar o sentimento deles. Além disso, é fundamental incentivar a busca de ajuda profissional”, explica.
Além da assistência prestada pela Prefeitura, o arapiraquense também pode conseguir ajuda por meio do Centro de Valorização à Vida (CVV), que realiza atendimento voluntário de forma gratuita e sob sigilo total. E-mail e chat funcionam 24 horas por dia, todos os dias, é só ligar 188 ou acessar www.cvv.org.br.
Últimas notícias
Trump descarta punir funcionário por vídeo de casal Obama como macacos
Cratera gigante “engole” parte de avenida em Xangai, na China
Ministério Público e Defensoria denunciam irregularidades e pedem nova decisão judicial sobre abrigo em Maceió
Cabo Bebeto critica gestão do Brasil após país repetir segunda pior nota em índice de corrupção
Polícia Civil investiga denúncia de estupro contra cadela no Pilar
Prefeito Daniel Vasconcelos realiza último alinhamento para o Carnaval da Gente em Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
