Rita Lima: "É preciso conscientizar a população e o poder público da importância do Conselho Tutelar"
A assistente social de 40 anos e moradora do bairro Canafístula, Rita Lima, que é uma das concorrentes ao Conselho Tutelar de Arapiraca, já tem experiência no trabalho com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Ela é uma das integrantes do Projeto Por Um Futuro Melhor, proposto pela Fundação de Assistência às Meninas e Meninos de Arapiraca (FAMMA), onde ela trabalha e que atuou também em outras seis instituições.
A entrevistada de hoje da rodada de matérias do 7Segundos com os candidatos da eleição para o Conselho Tutelar afirma que apesar da extrema importância do Conselho Tutelar, o órgão precisa ter maior visibidade junto à sociedade e receber maior atenção do poder público para poder funcionar de de forma plena e eficaz na garantia dos direitos da criança e do adolescente.
7SEGUNDOS: Qual a importância do papel do conselheiro tutelar atualmente em Arapiraca?
RITA LIMA: O conselheiro tutelar é de extrema importância para que possam compor um sistema de garantia de direitos requisitando serviços e zelando pelo cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente. (ECA) e pelos direitos das crianças e dos adolescentes do município.
7S: O que torna você qualificada para exercer a função de conselheira tutelar?
RT: A experiência que tenho em trabalhar com a garantia dos direitos de crianças e adolescente em situação de risco e vulnerabilidade social, podendo ver de perto a difícil realidade vivida por elas. E desde a graduação estudo políticas públicas voltadas a criança e ao adolescente.
7S: Como avalia a atual estrutura do Conselho Tutelar de Arapiraca para que você, caso eleita, possa exercer plenamente a sua função?
RT: É importante que se busque melhorias e maior visibilidade para o conselho tutelar em Arapiraca, pois é um órgão que por sua fundamental importância, não tem o seu devido valor reconhecido.
7S: Na sua opinião, qual será seu principal desafio caso seja eleita?
RT: Buscar melhorias, conscientizar a população e principalmente o poder público, sobre a importância do conselho tutelar na proteção e garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, para que tenha maior visibilidade no município.
7S: Por que você quer ser conselheira tutelar?
RT: Pelo fato de me identificar com o trabalho e por me considerar apta a atuar nesta área, pois, como já mencionado anteriormente, sou Assistente Social e tenho experiência direta com crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Trabalhei em projetos sociais e em instituições que atendem crianças e adolescentes.
Considerações finais:
No Estatuto da Criança e do Adolescente em seu artigo 4° tem-se que é dever da família, da COMUNIDADE, da SOCIEDADE EM GERAL e do poder público, assegurar com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos da criança e do adolescente,
ou seja, a sociedade também é responsável pela proteção e pelos direitos das crianças e dos adolescentes. Dessa forma, o voto é de suma importância para que a sociedade participe também e, assim, escolha conselheiros (as) tutelares responsáveis, comprometidos (as) e com um olhar critico da realidade, para que assim possa trabalhar da melhor forma com a proteção integral das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Então eu peço a todos os Arapiraquenses, que dia 01/10/2023 compareçam na Escola Costa Rêgo e UNEAL, das 8:00 às 17:00 horas , portando o título de eleitor e documento com foto. E que votem em Rita Lima Nº 24.
A rodada de entrevistas do Portal 7Segundos com os/as postulantes do Conselho Tutelar de Arapiraca prossegue até a sexta-feira, 29 de setembro, com os candidatos e candidatas que encaminharam até o domingo (24) o material solicitado pela reportagem. As respostas estão reproduzidas, na íntegra, como os participantes enviaram.
Últimas notícias
Lula sanciona diretrizes do Orçamento com veto sobre Fundo Partidário
Franco da Rocha, Ponta Porã e João Pessoa têm ganhadores da Mega da Virada
Alagoas Feita à Mão movimenta mais de R$ 1,1 milhão em vendas ao longo de 2025
Incêndio em estação de esqui deixa 40 mortos e 115 feridos na Suíça
Gestão marca 2025 histórico e deixa grandes obras prontas para entrega em Maceió
Polícia apreende paredão de som após denúncia de perturbação do sossego em Joaquim Gomes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
