Arapiraca

Claudinho Albuquerque: "Casos de violência e abusos a crianças e adolescentes vêm crescendo em Arapiraca"

Por 7Segundos 28/09/2023 17h05
Claudinho Albuquerque: 'Casos de violência e abusos a crianças e adolescentes vêm crescendo em Arapiraca'
Claudinho Albuquerque é candidato ao Conselho Tutelar de Arapiraca - Foto: Divulgação

Carioca radicado em Arapiraca, o administrador de 41 anos Cláudio Barbosa de Albuquerque Silva, um dos concorrentes na eleição para conselheiro tutelar de Arapiraca, tem em seu currículo vasta experiência em trabalho voluntário voltado trabalhando com o público infanto-juvenil, famílias e dependentes químicos.

Claudinho Albuquerque, como é mais conhecido, se declara cristão, é bacharelando em Teologia, palestrante do Instituto Papo Reto e membro da Agência Missionária Impacto Radical (Agir). Na entrevista ao 7Segundos, ele afirmou que atuar como conselheiro tutelar é uma espécie de "sacerdócio".

7SEGUNDOS - Qual a importância do conselheiro tutelar atualmente em Arapiraca?

CLAUDINHO ALBUQUERQUE: O Conselheiro Tutelar é uma figura de extrema importância para a sociedade Arapiraquense, principalmente para as crianças e adolescentes, pois é ele o responsável por garantir o direito delas. É ele quem atende queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos. Exerce as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos e aplica as medidas protetivas pertinentes a cada caso.

7S: O que torna você qualificado para a função de conselheiro tutelar?

CA: Há alguns anos venho desenvolvendo um trabalho de forma voluntária com crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade, sei da necessidade de muitas famílias que precisam de ajuda e sempre me disponibilizo em estar junto e orientar da melhor maneira. Meu foco é lutar e trabalhar em defesa das crianças e adolescentes conforme o ECA, analisando cada caso e encaminhando às autoridades competentes e trabalhando juntamente com as escolas e junto às famílias, dando o suporte necessário para aqueles que necessitam de fato dos nossos trabalhos e cuidados.

7S: Como avalia a atual estrutura dos Conselhos Tutelares de Arapiraca para que você, caso eleito, possa exercer plenamente a sua função?

CA: As duas regiões onde atuam o Conselho Tutelar em Arapiraca tem estrutura boa, porém se faz necessário algumas mudanças, é preciso também um investimento maior em sua estruturação, para que os conselheiros eleitos tenham condições de trabalho e possam assim, com maior agilidade e brevidade, poder assistir as famílias, jovens, adolescentes e crianças da maneira mais adequada, garantindo o direito de cada uma delas.

7S: Na sua opinião, qual será seu principal desafio, caso seja eleito?


CA: Em minha opnião, existem muitos desafios, mas podemos destacar, os inuméros casos de violência e abusos que vem em crescente no municipio de Arapiraca, assim como o descaso da grande parte da sociedade quando falamos nas crianças que hoje estão desassistidas morando nas ruas ou sendo usadas por seus pais, tutores ou responsaveis como forma a exploração infantil, e é nesse sentindo, que me comprometo a lutar junto as autoridades competentes para transformar a vida destas crianças, para que elas possam crescer com dignidade e com seus direitos garantidos.

7S: Por que você quer ser conselheiro tutelar?

CA: Quero estar Conselheiro Tutelar para realmente realizar um trabalho que garanta os direitos das crianças e adolescentes do nosso município, sendo assim, lutarei com muito empenho para somar à equipe e outras instituições que tenham o mesmo objetivo, ou seja, garantir e promover o respeito ao que é de direito pela dignidade da criança e do adolescente, ouvindo, compreendendo, acompanhando e encaminhando casos. Como já realizo um trabalho social, vejo que, como conselheiro, poderei fazer muito mais. Ser conselheiro tutelar é mais que uma profissão, é um sacerdócio.

Considerações finais:


Peço o apoio de todos para nesta empreitada. Acredito que proteger e orientar é fundamental para o bem-estar das novas gerações. Lembro a todos que "Muitos são os planos no coração do homem, mas o que prevalece é o propósito do Senhor" (Provérbios 19:21). A votação acontecerá em 01 de outubro na UNEAL e no Colégio Costa Rego. Todos os eleitores do município podem participar, apresentando o título de eleitor e um documento com foto. Estou me candidatando pela primeira vez, e tenho certeza, que com o seu voto, vou poder trabalhar e ajudar muitas famílias, crianças e jovens, por isso, vote certo, vote 14, vote Claudinho Albuquerque, e me dê uma chance para mostrar a sociedade Arapiraquense que juntos podemos fazer muito por nossas crianças.

A rodada de entrevistas do Portal 7Segundos com os/as postulantes do Conselho Tutelar de Arapiraca prossegue até a sexta-feira, 29 de setembro, com os candidatos e candidatas que encaminharam até o domingo (24) o material solicitado pela reportagem. As respostas estão reproduzidas, na íntegra, como os participantes enviaram.