Rodrigo Cunha relata Desenrola e ajuda a acabar com “farra” dos juros abusivos de 450% no cartão de crédito
Projeto foi aprovado e segue para sanção presidencial
 
                            Com a aprovação no Senado do projeto que cria o Programa Emergencial Desenrola Brasil para refinanciamento de dívidas pessoais (PL 2.685/2022), uma das práticas mais abusivas perante os consumidores do país parece que, finalmente, caminha para seu fim. E esta prática é a cobrança absurda de até 450% de juros no rotativo do cartão de crédito, o que faz do Brasil ser um dos países com os juros do cartão mais altos do mundo.
Relatada pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos) no Senado, o projeto estabelece um limite de até 100% para o crédito rotativo caso o setor não apresente uma sugestão que reduza a taxa. Ou seja: a dívida pode no máximo dobrar no período de um ano. A ideia é que o setor elabore uma proposta de regulamentação sobre o assunto em 90 dias, a partir da sanção do projeto. Caso o setor não cumpra o prazo, o total cobrado a título de juros e encargos financeiros cobrados não poderá exceder o valor original da dívida. Na prática, é como se a dívida ficasse “congelada”.
“Acredito que 100% ainda é um teto muito alto, mas o fato é que 450% são totalmente inconcebíveis e injustos. Com a lei do Desenrola, o setor bancário e os emissores de cartão ainda vão negociar este teto com o governo, mas a dívida terá um juro controlado e limitado. E caso não haja esta negociação, o consumidor não será penalizado. Vamos lutar para que as compras no cartão não se transformem em uma bola de neve de dívidas. Isto só prejudica as pessoas, que querem comprar e que precisam ser respeitadas, sem cobranças de juros abusivas”, afirmou Cunha.
Os juros do cartão de crédito são muito perigosos e podem colocar um consumidor em dívidas cada vez maiores. Por isso, é importante mudar a forma como se olha para o cartão. Apesar de parecer um produtor de satisfação imediata, ele é somente uma ferramenta que facilita e antecipa algumas conquistas. Isso, claro, se utilizado de maneira correta e consciente. Além disso, os cartões de crédito podem ser aliados ao oferecerem benefícios como programas de fidelidade com acúmulos de pontos e milhas.
Últimas notícias
 
            Loja Maré de Rica lança operação secreta com ofertas inéditas nesta sexta; veja como participar
 
            MPAL, MPF e DPU analisam sistema que trará transparência ao cadastro habitacional de Maceió
 
            MPAL integra operações que resgatam 755 animais e prendem grande traficante nacional
 
            Vereadora propõe criação de novos CAPS e reforça necessidade de expansão da rede de saúde mental em Maceió
 
            Caio Bebeto incentiva jovens a participarem do Programa Prepara Jovem
 
            TSE condena ex-secretário, ex-vereador e administrador de perfil por divulgação de pesquisa falsa em São Miguel dos Milagres
Vídeos e noticias mais lidas
 
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
 
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
![[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'](https://img.7segundos.com.br/1g5AYADh6QrLqZAU9kw_eQUL73A=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/4e3912fa-46af-4732-80fb-1b15525d39e8.jpg) 
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
 
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
 
		