Rodrigo Cunha relata Desenrola e ajuda a acabar com “farra” dos juros abusivos de 450% no cartão de crédito
Projeto foi aprovado e segue para sanção presidencial
Com a aprovação no Senado do projeto que cria o Programa Emergencial Desenrola Brasil para refinanciamento de dívidas pessoais (PL 2.685/2022), uma das práticas mais abusivas perante os consumidores do país parece que, finalmente, caminha para seu fim. E esta prática é a cobrança absurda de até 450% de juros no rotativo do cartão de crédito, o que faz do Brasil ser um dos países com os juros do cartão mais altos do mundo.
Relatada pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos) no Senado, o projeto estabelece um limite de até 100% para o crédito rotativo caso o setor não apresente uma sugestão que reduza a taxa. Ou seja: a dívida pode no máximo dobrar no período de um ano. A ideia é que o setor elabore uma proposta de regulamentação sobre o assunto em 90 dias, a partir da sanção do projeto. Caso o setor não cumpra o prazo, o total cobrado a título de juros e encargos financeiros cobrados não poderá exceder o valor original da dívida. Na prática, é como se a dívida ficasse “congelada”.
“Acredito que 100% ainda é um teto muito alto, mas o fato é que 450% são totalmente inconcebíveis e injustos. Com a lei do Desenrola, o setor bancário e os emissores de cartão ainda vão negociar este teto com o governo, mas a dívida terá um juro controlado e limitado. E caso não haja esta negociação, o consumidor não será penalizado. Vamos lutar para que as compras no cartão não se transformem em uma bola de neve de dívidas. Isto só prejudica as pessoas, que querem comprar e que precisam ser respeitadas, sem cobranças de juros abusivas”, afirmou Cunha.
Os juros do cartão de crédito são muito perigosos e podem colocar um consumidor em dívidas cada vez maiores. Por isso, é importante mudar a forma como se olha para o cartão. Apesar de parecer um produtor de satisfação imediata, ele é somente uma ferramenta que facilita e antecipa algumas conquistas. Isso, claro, se utilizado de maneira correta e consciente. Além disso, os cartões de crédito podem ser aliados ao oferecerem benefícios como programas de fidelidade com acúmulos de pontos e milhas.
Últimas notícias
Agentes do DMTT abordam veículo com descarga alterada na Ponta Verde
Dia do Evangélico é comemorado em noite de fé e adoração no Louva Palmeira 2025
Natal de Todos Nós: Maceió acende luzes do Natal de Todos Nós neste sábado (6)
Arapiraca celebra produção de audiovisual com IV Festival de Cinema
WS Estofados lança rifa solidária para reconstrução de fábrica incendiada em Arapiraca
Prefeitura anuncia abertura das matrículas escolares em Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
