Saúde

[Vídeo] É possível reduzir risco de demência na terceira idade, explica geriatra Laisa Mirele

'Não é comum esquecermos das coisas corriqueiras que fazemos', disse a Dra. Laisa Mirele sobre um dos primeiros sintomas da demência

Por 7Segundos 08/10/2023 08h08
[Vídeo] É possível reduzir risco de demência na terceira idade, explica geriatra Laisa Mirele
Laisa Mirele, médica geriatra, falou sobre demência ao Portal7Segundos - Foto: Giovanni Luiz-7Segundos

Quando a memória começa a falhar de maneira frequente em situações que envolvem a nossa rotina diária, nossos hábitos em casa ou até mesmo no local de trabalho, ou começamos a perder nossas habilidades com tarefas simples do dia a dia, isso pode ser considerado um primeiro sintoma da demência, problema de saúde que tem se tornado muito frequente atualmente e que afeta 50 milhões de pessoas no mundo inteiro, informou a médica geriatra Laisa Mirele em entrevista ao Portal7Segundos.

Ainda segundo a Dra. Laisa, a perspectiva é que até o ano de 2050, esse número triplique. A médica explicou ainda que os sintomas aparecem de maneira mais evidente a partir dos 65 anos de idade, mas isso não deve ser interpretado como uma regra. Os sinais da demência também podem surgir muito antes dessa fase, e ainda existem os fatores genéticos, que podem contribuir para a confirmação de um provável diagnóstico.

A demência consiste em um comprometimento de nossa cognição, ou seja, da capacidade do cérebro de armazenar informações, mesmo que sejam básicas. Quando começamos a sentir dificuldade em lembrar de algumas tarefas rotineiras, quando começamos a ter perda de memória, dificuldade para realizar ou planejar tarefas, a ter problemas com a fala e escrita, alterações no humor, dificuldade em compreender informações, desorientação sobre lugar e espaço, além de apatia (indiferença), deve-se procurar um especialista, e como geralmente são as pessoas ao redor que percebem os sintomas com mais facilidade, são essas pessoas que devem entender a situação e procurar ajuda em benefício de seu parente ou de algum conhecido.

Dra Laisa explicou ainda que existem quatro tipos mais comuns de demência, mas a mais conhecida é a Doença de Alzheimer. Além dessa, existem também Demência de Lewy, a Demência Trontotemporal e a Demência por Abuso de Álcool. Veja abaixo as principais características de cada uma delas: 

Doença de Alzheimer: transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória.

Demência de Lewy: provoca a perda progressiva da função mental, caracterizada pelo desenvolvimento de corpos de Lewy nas células nervosas.

Demência Frontotemporal: caracterizada por desenvolver um comportamento mais impulsivo e compulsivo, tornando a pessoa mais desinibida, podendo gerar também atitudes inadequados e rudes.

Demência por Abuso de Álcool: provocada pelo consumo excessivo de álcool, afetando a memória, aprendizagem e outras funções mentais. 

Prevenção

Sobre as formas de prevenção, a Dra. Laisa orienta sempre manter os neurônios em atividade, realizando alguma atividade que possibilite exercitar a memória, além também de fazer algum tipo de atividade física e manter bons hábitos alimentares.

Assista a entrevista completa no vídeo abaixo: