[Vídeo] É possível reduzir risco de demência na terceira idade, explica geriatra Laisa Mirele
'Não é comum esquecermos das coisas corriqueiras que fazemos', disse a Dra. Laisa Mirele sobre um dos primeiros sintomas da demência
Quando a memória começa a falhar de maneira frequente em situações que envolvem a nossa rotina diária, nossos hábitos em casa ou até mesmo no local de trabalho, ou começamos a perder nossas habilidades com tarefas simples do dia a dia, isso pode ser considerado um primeiro sintoma da demência, problema de saúde que tem se tornado muito frequente atualmente e que afeta 50 milhões de pessoas no mundo inteiro, informou a médica geriatra Laisa Mirele em entrevista ao Portal7Segundos.
Ainda segundo a Dra. Laisa, a perspectiva é que até o ano de 2050, esse número triplique. A médica explicou ainda que os sintomas aparecem de maneira mais evidente a partir dos 65 anos de idade, mas isso não deve ser interpretado como uma regra. Os sinais da demência também podem surgir muito antes dessa fase, e ainda existem os fatores genéticos, que podem contribuir para a confirmação de um provável diagnóstico.
A demência consiste em um comprometimento de nossa cognição, ou seja, da capacidade do cérebro de armazenar informações, mesmo que sejam básicas. Quando começamos a sentir dificuldade em lembrar de algumas tarefas rotineiras, quando começamos a ter perda de memória, dificuldade para realizar ou planejar tarefas, a ter problemas com a fala e escrita, alterações no humor, dificuldade em compreender informações, desorientação sobre lugar e espaço, além de apatia (indiferença), deve-se procurar um especialista, e como geralmente são as pessoas ao redor que percebem os sintomas com mais facilidade, são essas pessoas que devem entender a situação e procurar ajuda em benefício de seu parente ou de algum conhecido.
Dra Laisa explicou ainda que existem quatro tipos mais comuns de demência, mas a mais conhecida é a Doença de Alzheimer. Além dessa, existem também Demência de Lewy, a Demência Trontotemporal e a Demência por Abuso de Álcool. Veja abaixo as principais características de cada uma delas:
Doença de Alzheimer: transtorno neurodegenerativo progressivo que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória.
Demência de Lewy: provoca a perda progressiva da função mental, caracterizada pelo desenvolvimento de corpos de Lewy nas células nervosas.
Demência Frontotemporal: caracterizada por desenvolver um comportamento mais impulsivo e compulsivo, tornando a pessoa mais desinibida, podendo gerar também atitudes inadequados e rudes.
Demência por Abuso de Álcool: provocada pelo consumo excessivo de álcool, afetando a memória, aprendizagem e outras funções mentais.
Prevenção
Sobre as formas de prevenção, a Dra. Laisa orienta sempre manter os neurônios em atividade, realizando alguma atividade que possibilite exercitar a memória, além também de fazer algum tipo de atividade física e manter bons hábitos alimentares.
Assista a entrevista completa no vídeo abaixo:
Últimas notícias
Programa Jovem Senador 2026 está com inscrições abertas para estudantes da rede pública em Alagoas
Carreta que transportava retroescavadeira tomba e pega fogo na Rota do Mar
Queda de moto deixa duas pessoas feridas no povoado Canaã, em Arapiraca
Polícia prende três suspeitos por envolvimento no desaparecimento de idoso em Maceió
Jovem de 23 anos fica ferida após queda de moto em União dos Palmares
Matrículas para vagas remanescentes da Educação de Jovens e Adultos se encerram nesta sexta
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
