IPCA, inflação nos EUA e ata do Fed são algumas das demandas desta semana para a economia do Brasil
Inflação no Brasil, nos Estados Unidos e na China estão entre os destaques da agenda econômica da semana, que também tem ata do BC americano

A segunda semana de outubro terá divulgações importantes de indicadores econômicos, tanto no Brasil quanto no exterior. No cenário doméstico, o principal destaque é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que será anunciado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na quarta-feira (11/10).
Em agosto, o indicador ficou em 0,23%, confirmando que a inflação no Brasil segue acelerando no segundo semestre, após a queda de preços em junho.
De acordo com a maioria das projeções do mercado, o IPCA deve continuar na trajetória de aceleração, em torno de 0,35% a 0,4%. O IPCA-15, considerado a prévia da inflação, foi de 0,35%.
Segundo economistas e agentes do mercado ouvidos pelo Metrópoles, a alta do IPCA nos últimos meses afasta qualquer possibilidade de o Banco Central (BC) aumentar o ritmo de corte da taxa básica de juros nas próximas reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom).
A elevação dos juros é o principal instrumento dos bancos centrais para controlar a inflação. Atualmente, a Selic está em 12,75% ao ano, depois de duas reduções consecutivas de 0,5 ponto percentual pelo Copom, em agosto e setembro. Esse ritmo de queda da Selic deve ser mantido até o fim do ano.
Inflação nos Estados Unidos
Depois de uma semana em que os investidores acompanharam, dia após dia, as divulgações de dados de emprego nos Estados Unidos, a grande expectativa do mercado para os próximos dias é o índice de inflação da maior economia do mundo em setembro.
O resultado sairá na quinta-feira (12/10), feriado religioso no Brasil (Dia de Nossa Senhora Aparecida). O consenso Refinitiv, que reúne as principais projeções do mercado, estima que a inflação americana fique em 3,6% na base anual e 0,3% na comparação mensal. Em agosto, ela foi de 3,7% e 0,6%, respectivamente, acelerando em relação ao mês anterior.
Um dia antes, está prevista a divulgação do Índice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês). A média das projeções indica uma inflação ao produtor de 1,6%, na comparação anual, e 0,3%, na mensal.
Ata do Fed
A resiliência do mercado de trabalho nos EUA, que continua aquecido, como mostraram os dados da semana passada, tem levado analistas a temerem um novo aperto da política monetária pelo Federal Reserve (Fed, o Banco Central americano).
Na última reunião do Comitê de Política Monetária do Fed, a taxa de juros foi mantida no patamar de 5,25% a 5,5% ao ano – a maior em 22 anos. Nas últimas 13 reuniões do Fomc, houve elevação dos juros em 11 e manutenção da taxa em duas.
Nesta semana, a autoridade monetária dos EUA divulgará, na quarta-feira, a ata da última reunião do Fomc. Dirigentes do Fed também devem fazer pronunciamentos nos próximos dias, talvez indicando os próximos passos da taxa de juros no país.
A temporada de balanços trimestrais dos bancos nos EUA começa na sexta-feira (13/10). Os primeiros a divulgarem seus resultados do terceiro trimestre serão JP Morgan, Wells Fargo e Citigroup.
China
Ainda nesta semana, a China, segunda maior economia do planeta, que está em desaceleração, também divulgará seus dados de inflação de setembro.
Na quinta-feira, será a vez do Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que deve ficar em 0,3%, segundo o mercado. Já a inflação ao produtor pode recuar 2,4%, na comparação anual.
Na sexta-feira, serão conhecidos os dados da balança comercial chinesa referentes a setembro. O consenso do mercado projeta um superávit de US$ 70 bilhões, mas com queda anual de 6% nas importações e 8,3% nas exportações.
Últimas notícias

Tempestade destelha fábrica da Toyota em Porto Feliz e causa transtornos na região

PC apura homicídio de homem enterrado em canavial na zona rural de Penedo

IMA aplica multa de R$ 200 mil e embarga área usada como lixão irregular em Barra de Santo Antônio

Duas mulheres são atropeladas em frente ao Hospital Metropolitano, em Maceió

Detran transforma praças do Sertão em salas de cinema e leva conscientização sobre segurança no trânsito

Primavera em Alagoas começa com clima estável, calor crescente e chuvas esparsas
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
