Rodrigo Cunha trabalha na articulação e Senado aprova desconto de até 99% das dívidas do Fies

Após a articulação em favor da Lei que instituiu o Programa Desenrola Brasil, o senador alagoano Rodrigo Cunha (Podemos) atuou no Senado Federal em prol da aprovação de mais uma legislação fundamental à saúde financeira de milhares de famílias, especialmente de recém-formados em faculdades privadas: o projeto de lei que amplia a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A proposta vai agora à sanção presidencial. Segundo o texto, o novo refinanciamento terá três possibilidades: inadimplentes com mais de 90 dias de dívida terão 12% desconto no débito do Fies com possibilidade de pagamento em 150x sem juros e multas; para quem deve há mais de 360 dias e está inscrito no CadÚnico haverá 99% de desconto do valor total; e para quem está com as parcelas atrasadas por mais de 360 dias e não está no CadÚnico, o desconto será de 77% de desconto do valor final.
“Finalmente conseguimos fazer justiça e aprovar um projeto que trará alívio para milhares de pessoas que realizaram o sonho da formatura na faculdade, mas viram este sonho se tornar pesadelo com dívidas impagáveis. Quem optou pelo Fies não pode ser punido com um débito eterno, abusivo e sem fim. Vamos aguardar e cobrar a sanção da presidência e garantir o direito à negociação e pagamento justo para inúmeras pessoas que hoje são reféns da dívida do Fies. Os descontos serão de até 99% e todos precisam ser beneficiados”, declarou Rodrigo Cunha.
Até o primeiro semestre de 2023, o governo federal tinha R$ 11,3 bilhões em parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que já deveriam ter sido pagas, mas que estavam em atraso. Dos quase 1,9 milhão de ex-estudantes que já estavam na fase de pagamento das parcelas, a chamada amortização, um total de 53,7% estava com a dívida atrasada há mais de três meses. Muitos ex-estudantes, inclusive, acumulam décadas de débitos e de impossibilidade de negociação justa.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
