Rodrigo Cunha trabalha na articulação e Senado aprova desconto de até 99% das dívidas do Fies
Após a articulação em favor da Lei que instituiu o Programa Desenrola Brasil, o senador alagoano Rodrigo Cunha (Podemos) atuou no Senado Federal em prol da aprovação de mais uma legislação fundamental à saúde financeira de milhares de famílias, especialmente de recém-formados em faculdades privadas: o projeto de lei que amplia a renegociação de dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A proposta vai agora à sanção presidencial. Segundo o texto, o novo refinanciamento terá três possibilidades: inadimplentes com mais de 90 dias de dívida terão 12% desconto no débito do Fies com possibilidade de pagamento em 150x sem juros e multas; para quem deve há mais de 360 dias e está inscrito no CadÚnico haverá 99% de desconto do valor total; e para quem está com as parcelas atrasadas por mais de 360 dias e não está no CadÚnico, o desconto será de 77% de desconto do valor final.
“Finalmente conseguimos fazer justiça e aprovar um projeto que trará alívio para milhares de pessoas que realizaram o sonho da formatura na faculdade, mas viram este sonho se tornar pesadelo com dívidas impagáveis. Quem optou pelo Fies não pode ser punido com um débito eterno, abusivo e sem fim. Vamos aguardar e cobrar a sanção da presidência e garantir o direito à negociação e pagamento justo para inúmeras pessoas que hoje são reféns da dívida do Fies. Os descontos serão de até 99% e todos precisam ser beneficiados”, declarou Rodrigo Cunha.
Até o primeiro semestre de 2023, o governo federal tinha R$ 11,3 bilhões em parcelas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) que já deveriam ter sido pagas, mas que estavam em atraso. Dos quase 1,9 milhão de ex-estudantes que já estavam na fase de pagamento das parcelas, a chamada amortização, um total de 53,7% estava com a dívida atrasada há mais de três meses. Muitos ex-estudantes, inclusive, acumulam décadas de débitos e de impossibilidade de negociação justa.
Últimas notícias
Está aberta a disputa pelos cargos do governo Lula em Alagoas
PT de Alagoas lança canal para denunciar perseguição política após as eleições
Lula deve convidar Trump e Milei para posse presidencial em janeiro de 2027
Dois jovens são flagrados com cocaína e maconha no bairro Manoel Teles, em Arapiraca
Influenciadora pede desculpas a menino que vende doces em Fortaleza após vídeo polêmico
Estudo da FGV pode inviabilizar privatização da Ceasa, diz Leonam Pinheiro
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
