17ª Edição do "Raízes de Arapiraca" Honra a História e Identidade da Cidade
Em meio à celebração da 17ª edição do "Raízes de Arapiraca", as ruas da cidade ecoam com histórias vibrantes que moldaram a comunidade ao longo de seus 99 anos de existência. Este projeto visionário, concebido pelo Deputado Estadual Ricardo Nezinho, continua a ser uma homenagem à jornada coletiva da cidade, honrando seu passado, presente e futuro.
A notável figura de José da Pedreira, empresário da mineração com 28 anos de dedicação a Arapiraca, compartilhou suas experiências e destacou a cidade como um solo fértil para o desenvolvimento, elogiando a generosidade de sua gente guerreira. Aos 74 anos, expressou gratidão pela acolhida calorosa e ressaltou a importância de preservar as memórias que contribuíram para a formação da identidade local.
Marcos Vasconcelos, filho dele, agradeceu ao Deputado Ricardo Nezinho pela homenagem ao José da Pedreira elogiando a iniciativa.
"O "Raízes de Arapiraca" é um testemunho vivo do compromisso em preservar as histórias que sustentam o progresso da cidade", declarou.
A renomada pediatra Diomar Cruz compartilhou seu vínculo profundo com Arapiraca, onde atendeu até três gerações de uma mesma família. "Sou muito grata à cidade que escolhi para viver, ressaltando o papel essencial que a comunidade desempenhou em minha vida pessoal e profissional", afirmou a pediatra.

O Deputado Ricardo Nezinho, idealizador do projeto, destacou a importância de preservar as narrativas que constituem o tecido social de Arapiraca e como o "Raízes" se tornou uma ferramenta vital para essa preservação.
"A série de documentários do projeto garante que as futuras gerações possam se conectar às raízes profundas que sustentam o desenvolvimento contínuo da cidade", disse Ricardo.
Cada entrevistado e o Deputado Nezinho contribuem para esse mosaico de histórias que moldaram a identidade única de Arapiraca. O projeto renova o compromisso da cidade em preservar e compartilhar suas raízes históricas, mantendo viva a essência que a torna uma parte inestimável do cenário cultural e econômico de Alagoas.
Confira a lista dos homenageados:
- Angelita Maria Cavalcante (A Menina e as Águas da Lagoa)
- Luiz Bernardino de Souza (O Feijão e o Fumo)
- Maria Joana da Silva ( O Canto do Patrimônio Imaterial )
- José Carlos de Souza Sobrinho ( O Minerador do Progresso )
- Roque Freire dos Santos (O Chofer de Praça)
- Marinete Medeiros Nunes ( A Ilustre Dama )
- Zelita Maria da Conceição (Professora Zelita) - A Diretora Escolar
- Bernadete Barbosa de Macêdo (A Carismática )
- Antônio Miguel de Araújo (O Carvoeiro da Feira do Carvão )
- Ivanildo Nunes da Silva (Jogada de Mestre)
- Maria Diomar Cruz de Morais (A Pediatra )
- Pedro Correia da Silva (O Salão Recife )
- Geraldo Bezerra da Silva (O Marchante )
- Helena Maria da Silva (O Esplendor da Diana )
- José Alexandre Sobrinho ( O Menino e o Tanque de Fora )
Últimas notícias
Milenaverso: como Milena virou desenho animado fora do BBB 26
“Acelera freando”: veja o que há por trás do vídeo que viralizou em MG
Mãe viraliza ao transformar marmita dos filhos em obras-primas; veja
Homem é preso por tráfico de entorpecentes no bairro Canafístula, em Arapiraca
Advogado encontrado baleado na casa dos pais morre no HGE em Maceió
Chega a 46 o número de mortos nas chuvas na Zona da Mata Mineira
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
