Arapiraca

17ª Edição do "Raízes de Arapiraca" Honra a História e Identidade da Cidade

Por 7Segundos com Assessoria 16/10/2023 10h10
17ª Edição do 'Raízes de Arapiraca' Honra a História e Identidade da Cidade
17ª Edição do "Raízes de Arapiraca" Honra a História e Identidade da Cidade - Foto: Assessoria

Em meio à celebração da 17ª edição do "Raízes de Arapiraca", as ruas da cidade ecoam com histórias vibrantes que moldaram a comunidade ao longo de seus 99 anos de existência. Este projeto visionário, concebido pelo Deputado Estadual Ricardo Nezinho, continua a ser uma homenagem à jornada coletiva da cidade, honrando seu passado, presente e futuro.

A notável figura de José da Pedreira, empresário da mineração com 28 anos de dedicação a Arapiraca, compartilhou suas experiências e destacou a cidade como um solo fértil para o desenvolvimento, elogiando a generosidade de sua gente guerreira. Aos 74 anos, expressou gratidão pela acolhida calorosa e ressaltou a importância de preservar as memórias que contribuíram para a formação da identidade local.
Marcos Vasconcelos, filho dele, agradeceu ao Deputado Ricardo Nezinho pela homenagem ao José da Pedreira elogiando a iniciativa.

"O "Raízes de Arapiraca" é um testemunho vivo do compromisso em preservar as histórias que sustentam o progresso da cidade", declarou.

A renomada pediatra Diomar Cruz compartilhou seu vínculo profundo com Arapiraca, onde atendeu até três gerações de uma mesma família. "Sou muito grata à cidade que escolhi para viver, ressaltando o papel essencial que a comunidade desempenhou em minha vida pessoal e profissional", afirmou a pediatra.


O Deputado Ricardo Nezinho, idealizador do projeto, destacou a importância de preservar as narrativas que constituem o tecido social de Arapiraca e como o "Raízes" se tornou uma ferramenta vital para essa preservação.
"A série de documentários do projeto garante que as futuras gerações possam se conectar às raízes profundas que sustentam o desenvolvimento contínuo da cidade", disse Ricardo.

Cada entrevistado e o Deputado Nezinho contribuem para esse mosaico de histórias que moldaram a identidade única de Arapiraca. O projeto renova o compromisso da cidade em preservar e compartilhar suas raízes históricas, mantendo viva a essência que a torna uma parte inestimável do cenário cultural e econômico de Alagoas.

Confira a lista dos homenageados:
- Angelita Maria Cavalcante (A Menina e as Águas da Lagoa)
- Luiz Bernardino de Souza (O Feijão e o Fumo)
- Maria Joana da Silva ( O Canto do Patrimônio Imaterial )
- José Carlos de Souza Sobrinho ( O Minerador do Progresso )
- Roque Freire dos Santos (O Chofer de Praça)
- Marinete Medeiros Nunes ( A Ilustre Dama )
- Zelita Maria da Conceição (Professora Zelita) - A Diretora Escolar
- Bernadete Barbosa de Macêdo (A Carismática )
- Antônio Miguel de Araújo (O Carvoeiro da Feira do Carvão )
- Ivanildo Nunes da Silva (Jogada de Mestre)
- Maria Diomar Cruz de Morais (A Pediatra )
- Pedro Correia da Silva (O Salão Recife )
- Geraldo Bezerra da Silva (O Marchante )
- Helena Maria da Silva (O Esplendor da Diana )
- José Alexandre Sobrinho ( O Menino e o Tanque de Fora )