Cultura

[Vídeo] Geraldo Azevedo leva poesia e consciência ambiental ao Festival de Música de Penedo

Artista revelou que o projeto Salve o São Francisco surgiu após uma passagem sua pela cidade, onde pretende gravar um DVD

Por 7Segundos com Assessoria 19/10/2023 16h04 - Atualizado em 19/10/2023 17h05
[Vídeo] Geraldo Azevedo leva poesia e consciência ambiental ao Festival de Música de Penedo
Artista se apresentou em praça pública na histórica cidade de Penedo - Foto: Allerson Jesus e Bruno Vieira/Assessoria Femupe

“O meu coração me diz, fundamental é ser feliz!” A música O Princípio do Prazer embalou a abertura do show de Geraldo Azevedo, na noite de quarta-feira (18), no Festival de Música de Penedo (Femupe), no Largo de São Gonçalo. Mas a noite foi além de um deleite musical com as composições e solos perfeitos: o artista confidenciou que seu projeto Salve o São Francisco surgiu após uma passagem por esta cidade ribeirinha e que irá retomá-lo para gravar um DVD por aqui.

“Foi quando eu passei por aqui que eu vi o desafio que o rio [São Francisco] estava passando que eu resolvi fazer o projeto Salve o São Francisco. Então, Penedo tem essa marca: foi aqui o lugar que eu senti a maior seriedade sobre os cuidados que a gente deve ter com a natureza, com essa vida”, disse Geraldo.

Para ele, retornar à cidade para participar de um festival de música é gratificante. 

“É muito bom fazer parte onde há um movimento de música e de resgate da nossa cultura, da nossa raiz. A gente vive de frevo, de forró, de maracatu, de xote, de baião, de xaxado. São tantas entidades musicais que a gente tem que se inspirar para poder fazer esse trabalho”, complementou.

As composições do pernambucano nascido em Petrolina embalam diferentes gerações. Na apresentação do Festival, no meio do público, estavam as primas Meirelane Oliveira, 24, e Edna Lima, 52. 

“É cultura, música boa. Eu já conheço as músicas dele de longa data através da minha prima, irmã da Edna. Ela me apresentou o lado bom da cultura”, destacou Meirelane. 

“Sempre gostamos do Geraldo. São várias músicas dele que eu gosto, não tem como escolher uma só como preferida”, acrescentou Edna, que considera o Festival importante porque movimenta a cultura e a cidade.

Público lotou o espaço durante o show de Geraldo Azevedo. Foto: Allerson Jesus e Bruno Vieira/Ascom Femupe

A noite também foi de oportunidade para ver e ouvir, pela primeira vez, o cantor ao vivo. 

“Sempre acompanho outros cantores da música popular brasileira cantando as músicas de Geraldo Azevedo. Essa está sendo uma oportunidade única para ver o próprio compositor cantando suas canções”, afirmou Elson Carlos, 40. 

Assim como ele, Lindinalva Camilo, 62, estava em contemplação. Juntamente com o marido, a fã de Geraldo Azevedo acompanhou o show bem próximo ao palco. 

“Sou fã dele, mas só tinha visto ele pela televisão. Quando soube que iria ter o show dele, não podia deixar de comparecer. Foi muito bom”, disse, com um sorriso de lado a lado ao final da apresentação.

Cidadão Honorário


Antes da apresentação musical, o coordenador-geral do Femupe, o professor Marcos Moreira, foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de Penedo. A homenagem foi iniciativa do vereador Josué Marques da Silva, conhecido como Bili Marques, pelo engajamento e estímulo cultural promovidos pelo Festival; um projeto idealizado pelo professor.

Na sequência da programão cultural, nesta quinta-feira (19) acontecerá o recital de canto e piano Canções de Amor e Morte, com Duo Rudá Porang, no Teatro 7 de Setembro; a 2ª Mostra de Música Autoral Velho Chico, no Largo de São Gonçalo; e a Noite de Jazz, com Érick Almeida e Léo Gandelman e Quarteto, também no Largo.

O Festival de Música de Penedo acontece até o próximo sábado (21). Confira a programação em nosso site e acompanhe o evento em nossas redes @festival_musica_Penedo e @cemupemusicologia.

Confira vídeo com um resumo da noite com Geraldo Azevedo no Femupe/2023