Justiça

Comitê de Acompanhamento é formado para garantir estudos para delimitação de terras indígenas em Alagoas

MPF, DPU, Funai, Semudh e polícias se unem para efetivação de atividades de grupo de trabalho para terras indígenas

Por 7Segundos com Assessoria 19/10/2023 18h06
Comitê de Acompanhamento é formado para garantir estudos para delimitação de terras indígenas em Alagoas
Representantes de diversos órgãos federais irão compor grupo de trabalho - Foto: Assessoria

Neste ano de 2023, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) retomou as ações do grupo de trabalho que realiza estudos para a delimitação de terras indígenas em Alagoas. Entre agosto e setembro, a atuação desses profissionais causou tensão nas relações entre indígenas da etnia Kalankó e posseiros, no município de Água Branca/AL.

Com o objetivo de garantir a realização dessas atividades, o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU) promoveram reunião de trabalho com a Funai, a Polícia Federal (PF), a Polícia Militar do Estado de Alagoas (PMAL), a Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas (Semudh) e a Superintendência de Políticas para os Povos Originários do Estado de Alagoas (Supor), para que estes órgãos componham um comitê de acompanhamento para o grupo de trabalho da Funai.

Os Grupos de Trabalho (GTs) da Funai têm a finalidade de realizar estudos multidisciplinares, abrangendo as áreas etno-histórica, antropológica, ambiental e cartográfica, desempenhando um papel fundamental em uma das fases do processo de demarcação de terras.

A reunião ocorreu na tarde da última quarta-feira, dia 18, na sede do MPF em Alagoas e foi coordenada pelo procurador da República Eliabe Soares, titular do ofício de Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais, em conjunto com o defensor regional de Direitos Humanos em Alagoas, Diego Alves.

No encontro ficou definido que a Polícia Civil e a Diretoria de Proteção Territorial da FUNAI também serão incorporadas ao Comitê de Acompanhamento do GT da Funai em terras indígenas de Alagoas. Além disso, a Polícia Federal, Civil e Militar, trabalharão na elaboração de um protocolo de atuação, visando à integração e colaboração entre elas, no sentido de atender às comunidades tradicionais, respeitando as suas particularidades.

A próxima reunião do Comitê está agendada para 13 de novembro, com a finalidade de coordenar as medidas necessárias para a atuação do GT, que ocorrerá na comunidade indígena Kariri-Xocó em Porto Real do Colégio/AL, durante os dias 21 a 24 de novembro.

Também foi estabelecido que o Comitê de Acompanhamento realizará encontros trimestrais para discutir o cronograma de visitas às terras indígenas, bem como definir as prioridades do comitê, sendo que o primeiro desses encontros ocorrerá em fevereiro de 2024.