Petrobras reduz preço da gasolina e aumenta o preço do diesel em nova atualização
Os novos preços, válidos para venda às distribuidoras, entram em vigor neste sábado
A Petrobras, maior empresa de energia do Brasil, anunciou uma nova atualização nos preços dos combustíveis que entrará em vigor a partir deste sábado (21). A medida traz uma redução no preço médio de venda da gasolina para as distribuidoras e um aumento no preço do diesel. Essas mudanças marcam a primeira atualização nos preços dos combustíveis desde agosto.
A gasolina, que é amplamente utilizada em veículos de passeio e em grande parte da frota de transportes do país, terá uma redução de 12 centavos por litro no preço médio de venda para as distribuidoras. Com essa mudança, o custo do litro de gasolina diminuirá de 2,93 para 2,81 reais.
De acordo com a Petrobras, esta redução no preço da gasolina é resultado de uma série de fatores, incluindo o fim do período sazonal de maior demanda global, o que aumenta a disponibilidade do produto no mercado, e uma desvalorização em relação ao petróleo.
Por outro lado, a companhia anunciou um aumento de 25 centavos por litro no preço do diesel vendido às distribuidoras. Isso elevará o preço do litro de diesel de 3,80 para 4,05 reais.
A Petrobras justificou esse aumento no preço do diesel, citando uma demanda global sustentada e a expectativa de alta sazonal, que levaram a uma valorização do produto em relação ao petróleo. Além disso, a composição do diesel comercializado nos postos, que inclui 88% de diesel A e 12% de biodiesel, influencia o preço ao consumidor final, com a parcela da empresa ficando em média de 3,56 reais por litro vendido na bomba.
A Petrobras explicou que essas mudanças nos preços dos combustíveis são influenciadas por uma série de fatores, incluindo os fundamentos dos mercados externos e internos, bem como parâmetros da estratégia comercial da empresa.
No caso da gasolina, o fim do período sazonal de maior demanda global representou mais disponibilidade e uma desvalorização em relação ao petróleo, o que levou à redução de seu preço.
No entanto, para o diesel, a Petrobras destacou uma demanda global sustentada e uma expectativa de alta sazonal, resultando em uma valorização em relação ao petróleo, justificando o aumento de seu preço.
Essas mudanças nos preços dos combustíveis refletem as complexas dinâmicas dos mercados de petróleo e a estratégia da Petrobras para garantir a sustentabilidade de suas operações.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
