Economia

Petrobras reduz preço da gasolina e aumenta o preço do diesel em nova atualização

Os novos preços, válidos para venda às distribuidoras, entram em vigor neste sábado

Por 7Segundos 20/10/2023 07h07
Petrobras reduz preço da gasolina e aumenta o preço do diesel em nova atualização
Petrobras reduz preço da gasolina e aumenta diesel - Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

A Petrobras, maior empresa de energia do Brasil, anunciou uma nova atualização nos preços dos combustíveis que entrará em vigor a partir deste sábado (21). A medida traz uma redução no preço médio de venda da gasolina para as distribuidoras e um aumento no preço do diesel. Essas mudanças marcam a primeira atualização nos preços dos combustíveis desde agosto.

A gasolina, que é amplamente utilizada em veículos de passeio e em grande parte da frota de transportes do país, terá uma redução de 12 centavos por litro no preço médio de venda para as distribuidoras. Com essa mudança, o custo do litro de gasolina diminuirá de 2,93 para 2,81 reais.

De acordo com a Petrobras, esta redução no preço da gasolina é resultado de uma série de fatores, incluindo o fim do período sazonal de maior demanda global, o que aumenta a disponibilidade do produto no mercado, e uma desvalorização em relação ao petróleo.

Por outro lado, a companhia anunciou um aumento de 25 centavos por litro no preço do diesel vendido às distribuidoras. Isso elevará o preço do litro de diesel de 3,80 para 4,05 reais.

A Petrobras justificou esse aumento no preço do diesel, citando uma demanda global sustentada e a expectativa de alta sazonal, que levaram a uma valorização do produto em relação ao petróleo. Além disso, a composição do diesel comercializado nos postos, que inclui 88% de diesel A e 12% de biodiesel, influencia o preço ao consumidor final, com a parcela da empresa ficando em média de 3,56 reais por litro vendido na bomba.

A Petrobras explicou que essas mudanças nos preços dos combustíveis são influenciadas por uma série de fatores, incluindo os fundamentos dos mercados externos e internos, bem como parâmetros da estratégia comercial da empresa.

No caso da gasolina, o fim do período sazonal de maior demanda global representou mais disponibilidade e uma desvalorização em relação ao petróleo, o que levou à redução de seu preço.

No entanto, para o diesel, a Petrobras destacou uma demanda global sustentada e uma expectativa de alta sazonal, resultando em uma valorização em relação ao petróleo, justificando o aumento de seu preço.

Essas mudanças nos preços dos combustíveis refletem as complexas dinâmicas dos mercados de petróleo e a estratégia da Petrobras para garantir a sustentabilidade de suas operações.