Curso de licenciatura do Ifal Arapiraca conquista nota máxima em avaliação do MEC
Qualidade da organização didático-pedagógica, do corpo docente e da infraestrutura foram destacados
O curso de licenciatura em Letras - Português do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Arapiraca recebeu, nessa segunda-feira (23), o resultado do processo de avaliação e reconhecimento do curso enviado por representantes da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação - MEC à Procuradoria Educacional Institucional. A graduação obteve o conceito 5 na avaliação de reconhecimento de curso, isto é, a nota máxima atribuída no processo.
Esse indicador diz respeito à qualidade da organização didático-pedagógica, do corpo docente e da infraestrutura ofertada pelo curso. Para chegar à conclusão, avaliadores do MEC se reuniram virtualmente, nos dias 18 e 19 de outubro, com dirigentes institucionais, técnicos administrativos, docentes, coordenação do curso, núcleo docente estruturante e Comissão Própria de Avaliação do Ifal, além de fazer a vistoria remota de toda a documentação, laboratórios, instalações e acervo da biblioteca realtivos ao curso.

Com a publicação do veredito, a comemoração da nota máxima contagiou de discentes a gestores da unidade de ensino. "É uma prova do comprometimento da instituição em fornecer uma educação pública, gratuita e de qualidade para o Agreste alagoano. Isso não apenas valida a excelência dos docentes, discentes e da administração, mas também confirma que estamos no caminho certo para continuar formando profissionais altamente capacitados e preparados para enfrentar os desafios do fazer docente", afirmou o diretor-geral do Ifal Arapiraca, Augusto de Oliveira.
O coordenador da graduação avaliada, Alisson Hudson Lima, ressaltou que ter uma licenciatura com esse nível de avaliação é convidativo para um público por muitos anos deixado de lado: o de pessoas trabalhando em comunidades que não são centros urbanos e que seguem atuando em sala de aula sem formação adequada. "Simbolicamente, nosso conceito representa três coisas: qualidade, profissionalismo e esperança", pontuou.
Para o profissional, o momento de avaliação equivaleu a uma possibilidade de averiguar os pontos positivos da licenciatura e outros passíveis de melhorias.
"De maneira geral, conseguimos perceber o momento da avaliação como uma forma de crescimento para o curso e para a instituição", afirmou Alisson Lima.Em trechos do relatório de avaliação, os pareceristas afirmaram que o ambiente de trabalho e a relação entre coordenação de curso e demais segmentos é muito próxima e positiva. "A comissão pôde verificar que o curso apresenta uma estrutura curricular adequada, com disciplinas abrangentes e que se preocupam com as diversidades locais e regionais", acrescentaram. Confira a íntegra do documento aqui.
Empenho - Adriana Nunes, coordenadora anterior da graduação em Letras-Português e atual chefe do Departamento de Ensino do campus, lembrou do esforço integrado com a bibliotecária Luciete Barbosa para adquirir obras voltadas a atender as necessidades do curso; além da preocupação pedagógica em associar conhecimentos específicos àqueles vinculados à prática docente. "Em cada passo desde 2019, na abertura do curso, até hoje, construímos uma história que resultou nesse conceito. Uma vitória para toda a gente que faz o curso de Letras acontecer".
Quem reconhece esse zelo e celebra a oportunidade de se formar em um curso bem avaliado é o graduando do último período de Letras/Português Matheus Ferreira. Ele fez elogios à grade curricular do curso e relatou a importância das vivências que teve ao longo da formação, como estágio e participação em projetos de pesquisa. "Além de toda uma formação íntegra e humana, o Ifal possibilitou o contato com a pesquisa por meio de editais como o Pibic e de programas como o Pibid, com uma visão complementar para a minha formação técnico-pedagógica. Sabia que o Campus Arapiraca me possibilitaria uma formação íntegra e, mesmo assim, ele me surpreendeu e ofertou muito mais do que pude imaginar", resumiu o discente.
Sobre o curso
A criação da licenciatura em Letras/Português do Ifal Arapiraca foi autorizada em novembro de 2018. Atualmente, o curso possui 117 alunos/as regularmente matriculados/as e a possibilidade de verticalização do ensino por meio do ingresso na pós-graduação em Linguagem e Práticas Sociais ofertada no campus.
Últimas notícias
Moraes nega mudança de horário de fisioterapia de Bolsonaro
Moraes autoriza cirurgia de Bolsonaro após laudo médico da PF
Acesso asfáltico ao Distrito de Coité das Pinhas é autorizado e garante mais mobilidade e desenvolvimento
Paulo Dantas destaca saúde na entrega do Hospital Regional em Palmeira dos Índios
Obras marcam 39 anos de Teotônio e reforçam parceria entre Peu Pereira e Arthur Lira
Suzane von Richthofen curte litoral de São Paulo e web reage
Vídeos e noticias mais lidas
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
