Alerta sobre baixa umidade e alta radiação ultravioleta é extendido até sábado em cidades do Sertão
Fato deve gerar riscos à saúde pública e ao meio ambiente
A população do Sertão de Alagoas recebeu uma notícia preocupante nesta semana, com a prorrogação do alerta de baixa umidade e elevada incidência de radiação ultravioleta. Inicialmente prevista para terminar nesta quinta-feira (26), a situação climática adversa agora deve persistir até o sábado (28), de acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden) esclarece que essa condição é resultado da presença de um sistema de alta pressão sobre o estado de Alagoas, que se combina com a atuação de uma massa de ar seco e quente. Essa conjunção climática inibe a formação de nuvens, tornando a região mais suscetível à incidência de radiação ultravioleta em índices elevados, com valores superiores a 12.
A preocupação da Semarh é justificada, pois esse cenário seco e quente propicia a ocorrência de incêndios em pastagens e florestas, além de contribuir para a redução das reservas hídricas no estado.
Além disso, a exposição prolongada a altos níveis de radiação ultravioleta pode causar prejuízos à saúde humana, incluindo complicações alérgicas, problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação nos olhos.
O órgão responsável pela monitorização de desastres naturais em Alagoas alerta, ainda, que a população tome precauções adicionais durante esse período crítico. Ele enfatizou a importância de evitar atividades ao ar livre nos horários de pico da radiação ultravioleta, geralmente das 10h às 16h, e usar protetor solar, óculos de sol e roupas apropriadas ao sair de casa.
Além disso, a secretaria ressalta importância de se evitar a realização de queimadas e a correta utilização de recursos hídricos, conscientizando a população sobre a importância da economia de água.
Últimas notícias
Flávio Dino relatará habeas corpus que tenta revogar prisão domiciliar de Bolsonaro
Causa real da morte de criança de três anos ainda está sob análise do IML; principal suspeita é mordida de cobra
Colocação de contêiner de lixo na Feirinha do Tabuleiro provoca protesto; entenda
Imagem no Street View mostra jovem que seria Marília Mendonça. Veja
BC: bandeira de cartão terá de pagar transações em caso de falhas
Vini Jr. toma atitude após vídeo polêmico de Virginia com personal
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
