Alerta sobre baixa umidade e alta radiação ultravioleta é extendido até sábado em cidades do Sertão
Fato deve gerar riscos à saúde pública e ao meio ambiente
A população do Sertão de Alagoas recebeu uma notícia preocupante nesta semana, com a prorrogação do alerta de baixa umidade e elevada incidência de radiação ultravioleta. Inicialmente prevista para terminar nesta quinta-feira (26), a situação climática adversa agora deve persistir até o sábado (28), de acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden) esclarece que essa condição é resultado da presença de um sistema de alta pressão sobre o estado de Alagoas, que se combina com a atuação de uma massa de ar seco e quente. Essa conjunção climática inibe a formação de nuvens, tornando a região mais suscetível à incidência de radiação ultravioleta em índices elevados, com valores superiores a 12.
A preocupação da Semarh é justificada, pois esse cenário seco e quente propicia a ocorrência de incêndios em pastagens e florestas, além de contribuir para a redução das reservas hídricas no estado.
Além disso, a exposição prolongada a altos níveis de radiação ultravioleta pode causar prejuízos à saúde humana, incluindo complicações alérgicas, problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação nos olhos.
O órgão responsável pela monitorização de desastres naturais em Alagoas alerta, ainda, que a população tome precauções adicionais durante esse período crítico. Ele enfatizou a importância de evitar atividades ao ar livre nos horários de pico da radiação ultravioleta, geralmente das 10h às 16h, e usar protetor solar, óculos de sol e roupas apropriadas ao sair de casa.
Além disso, a secretaria ressalta importância de se evitar a realização de queimadas e a correta utilização de recursos hídricos, conscientizando a população sobre a importância da economia de água.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
