Alerta sobre baixa umidade e alta radiação ultravioleta é extendido até sábado em cidades do Sertão
Fato deve gerar riscos à saúde pública e ao meio ambiente

A população do Sertão de Alagoas recebeu uma notícia preocupante nesta semana, com a prorrogação do alerta de baixa umidade e elevada incidência de radiação ultravioleta. Inicialmente prevista para terminar nesta quinta-feira (26), a situação climática adversa agora deve persistir até o sábado (28), de acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden) esclarece que essa condição é resultado da presença de um sistema de alta pressão sobre o estado de Alagoas, que se combina com a atuação de uma massa de ar seco e quente. Essa conjunção climática inibe a formação de nuvens, tornando a região mais suscetível à incidência de radiação ultravioleta em índices elevados, com valores superiores a 12.
A preocupação da Semarh é justificada, pois esse cenário seco e quente propicia a ocorrência de incêndios em pastagens e florestas, além de contribuir para a redução das reservas hídricas no estado.
Além disso, a exposição prolongada a altos níveis de radiação ultravioleta pode causar prejuízos à saúde humana, incluindo complicações alérgicas, problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação nos olhos.
O órgão responsável pela monitorização de desastres naturais em Alagoas alerta, ainda, que a população tome precauções adicionais durante esse período crítico. Ele enfatizou a importância de evitar atividades ao ar livre nos horários de pico da radiação ultravioleta, geralmente das 10h às 16h, e usar protetor solar, óculos de sol e roupas apropriadas ao sair de casa.
Além disso, a secretaria ressalta importância de se evitar a realização de queimadas e a correta utilização de recursos hídricos, conscientizando a população sobre a importância da economia de água.
Últimas notícias

Mãe de criança atípica aguarda por vaga em terapias para filha autista, em Arapiraca

Em registro, Bolsonaro caminha em hospital junto a Michelle

Caso Ana Beatriz: pai de recém-nascida chora ao ver toalhinha que pertencia à filha

Polícia suspeita que corpo de Ana Beatriz foi escondido em armário após buscas

HEA realiza edição especial do projeto Sala de Espera com alertas sobre feriadão prolongado

Presa, mãe de Ana Beatriz deve responder por infanticídio e ocultação de cadáver
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
