Meio ambiente

Alerta sobre baixa umidade e alta radiação ultravioleta é extendido até sábado em cidades do Sertão

Fato deve gerar riscos à saúde pública e ao meio ambiente

Por 7Segundos 27/10/2023 07h07
Alerta sobre baixa umidade e alta radiação ultravioleta é extendido até sábado em cidades do Sertão
Semarh amplia alerta sobre umidade relativa e incidências de raios ultravioletas no Sertão - Foto: Reprodução/Semarh

A população do Sertão de Alagoas recebeu uma notícia preocupante nesta semana, com a prorrogação do alerta de baixa umidade e elevada incidência de radiação ultravioleta. Inicialmente prevista para terminar nesta quinta-feira (26), a situação climática adversa agora deve persistir até o sábado (28), de acordo com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (Spden) esclarece que essa condição é resultado da presença de um sistema de alta pressão sobre o estado de Alagoas, que se combina com a atuação de uma massa de ar seco e quente. Essa conjunção climática inibe a formação de nuvens, tornando a região mais suscetível à incidência de radiação ultravioleta em índices elevados, com valores superiores a 12.

A preocupação da Semarh é justificada, pois esse cenário seco e quente propicia a ocorrência de incêndios em pastagens e florestas, além de contribuir para a redução das reservas hídricas no estado.

Além disso, a exposição prolongada a altos níveis de radiação ultravioleta pode causar prejuízos à saúde humana, incluindo complicações alérgicas, problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele e irritação nos olhos.

O órgão responsável pela monitorização de desastres naturais em Alagoas alerta, ainda, que a população tome precauções adicionais durante esse período crítico. Ele enfatizou a importância de evitar atividades ao ar livre nos horários de pico da radiação ultravioleta, geralmente das 10h às 16h, e usar protetor solar, óculos de sol e roupas apropriadas ao sair de casa.

Além disso, a secretaria ressalta  importância de se evitar a realização de queimadas e a correta utilização de recursos hídricos, conscientizando a população sobre a importância da economia de água.